PPGBioSaúde
Pesquisa da Ulbra será destaque em evento internacional
Estudo avalia os efeitos de agroquímicos e da nicotina em fumicultores
A doutoranda em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPGBioSaúde), Vivian Kahl, representará a Ulbra no X Congresso da Associação Latino-americana de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental (ALAMCTA), que acontece em outubro, em Montevidéu. Através de um concurso realizado pela Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental (Mutagen), a pesquisadora teve seu trabalho selecionado para ser exposto no evento internacional. A seleção foi realizada em cima da submissão de short communications de alunos de pós-graduação, no qual Vivian apresentou sua pesquisa The influence of pesticides and nicotine on telomere length maintenance in tobacco farmers (A influência dos agroquímicos e da nicotina na manutenção do comprimento dos telômeros em produtores de tabaco). A divulgação dos vencedores saiu nos primeiros dias de junho. Além da participação no evento, a doutoranda receberá premiação, que inclui auxílio financeiro.
A pesquisa de doutorado, realizada no campus Canoas, aborda o uso de diferentes metodologias para a avaliação de risco ocupacional de trabalhadores em lavouras de fumo no estado do Rio Grande do Sul. Vivian explica que trabalha com essa temática, junto com outros pesquisadores há alguns anos e que já identificaram danos genéticos que acometem fumicultores, relacionados com sua exposição rotineira a agroquímicos e nicotina. "Meu trabalho objetiva, portanto, entender os mecanismos moleculares e celulares pelos quais esses danos ocorrem. Temos conseguido realizar um trabalho de conscientização com os fumicultores, para que mudem alguns de seus hábitos na lavoura e até mesmo alguns hábitos de vida. Como costumamos dizer pra eles, nosso objetivo não é eliminar a indústria tabagista, mas, sim, entender como o risco do trabalho deles pode prejudicar sua saúde e o que podemos fazer para melhorar isso."
Vivian, que recebeu o incentivo de sua orientadora de doutorado, Juliana da Silva, e do co-orientador, Daniel Simon, não esconde a alegria diante da seleção. "Para a minha carreira é muito importante receber a premiação de uma entidade brasileira, que sempre movimenta muitos cientistas importantes na área da Mutagênese. Receber esse incentivo e reconhecimento da comissão científica da Mutagen para um congresso fora do país é, sem dúvida, muito relevante." A pesquisadora observa ainda que, para a Ulbra e para a pesquisa brasileira, esta será uma grande oportunidade de visibilidade e representatividade. "Meu trabalho envolve a avaliação de risco ocupacional através de metodologias citogenéticas e moleculares e o nosso grupo de pesquisa é um dos poucos que atua nessa área no Brasil. Considero importante levar para eventos científicos a qualidade do trabalho que desenvolvemos", reforçou.
Mesmo antes de ser premiada pela Mutagen, Vivian foi convidada pela comissão do X Congresso para ser uma das palestrantes do evento. Ela fará parte de uma mesa-redonda com outros pesquisadores renomados da área da mutagênese.
Laira Souza
Jornalista - MTb. 11.610
Tags
Notícias relacionadas
-
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
05
SETPós-graduação PPGECIM participa de Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva -
11
JULPPGOdonto Cirurgiã-dentista gaúcha assume vaga na Universidade de Iowa -
10
JULPPGProSaúde Aula inaugural trará desafios para a promoção da saúde
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras