Relações Públicas
9° RP em Evidência abordou relações em um mundo globalizado
Adriano Teiga, professor do campus Canoas, foi o moderador do evento.
Realizado na noite desta terça-feira, 7 de junho, o 9º RP em Evidência - Jornada das Estrelas, O Caminho para a Liderança provocou reflexões sobre pessoas e seus relacionamentos no ambiente de trabalho. As painelistas Daniela Cidade, Fabiane Franciscone e Daniela Kraemer trouxeram suas impressões e vivências na Triunfo Concepa, no Colégio La Salle Dores e na General Motors do Brasil, respectivamente. O evento foi realizado no auditório do prédio 11.
A gerente de comunicação da Triunfo Concepa, Daniela Cidade, contextualizou as relações pessoais e profissionais em um mundo globalizado, com as mudanças tecnológicas influenciando comportamentos dos grupos que precisam de líderes atentos a pessoas dispersas, em meio ao grande volume de informação. Um cenário em que a comunicação é capaz de traduzir as metas da empresa e torná-las realidade. A Triunfo Concepa desenvolve projetos específicos em apoio ao líder, como o Gestor ao seu Dispor, em que orientações para uma motivadora comunicação interpessoal são levadas continuamente aos diretores, gerentes e coordenadores.
O líder vai ser o gatilho para uma ação, mas a vontade de fazer acontecer é de cada um. Esta é a visão de Fabiane Franciscone, pedagoga e diretora do Colégio La Salle Dores, Para ela, a construção de um mundo melhor para se viver tem os indivíduos como protagonistas. Responsável pela gestão de uma rede de inovação implementada no La Salle Dores, ela expôs como é realizado esse trabalho. Tudo começa por um banco de idéias, que vão sendo captadas continuamente, junto a alunos, professores, pais e pessoas do relacionamento da instituição. Segue por projetos ou eventos para colocar essas idéias em prática, com o objetivo de validá-las, por pesquisa acadêmica desenvolvida no ambiente da escola, que é aberto a receber investigadores e pela produção intelectual gerada neste ambiente e compartilhada entre todos.
Para a gerente de relações públicas e governamentais da General Motors do Brasil (GM), Daniela Kraemer, a comunicação é a base da liderança, pois é preciso deixar claro o que é esperado das pessoas. A empresa valoriza, na mesma proporção, a escuta, coloca ela. Entre os vários canais formais de comunicação existentes em todas as fábricas da GM no mundo, estão os encontros semanais para um cafezinho, sem pauta pré-definida. O gestor ouve e participa de conversas informais com colaboradores de outra área, não aquela que lidera.
A professora da disciplina de Gestão de Eventos e coordenadora do curso de RP, Lisiane Nunes, avalia que o 9º RP em Evidência propiciou aos acadêmicos a experiência prática da organização de um evento, pois aplicam o que aprendem na teoria. Ela acredita que esta é uma das maneiras de absorver o conhecimento, gerando um aprendizado mais pleno.
Fonte: Gabriel Castro e Maria Inês Möllmann
Tags
Notícias relacionadas
-
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras -
03
ABRParceria de longa data Ulbra e Prefeitura iniciam organização da Semana do Bebê de Canela 2024 -
10
MARDia 30 de março Atuação do Biólogo será tema do primeiro Conversa no Museu
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras