Acadêmicos no Exterior
Aluno da Ulbra participa de pesquisa nos EUA
Bruno é pesquisador no Massachusetts Institute of Technology
Cada vez mais alunos da Ulbra ganham espaço e reconhecimento em suas áreas, não só no Brasil, mas também no exterior. Bruno Weber Bopp, estudante de Engenharia de Produção do campus Canoas, é um desses expoentes. O acadêmico retorna ao Brasil em julho deste ano, depois de ter vivenciado por um ano o intercâmbio conquistado através do projeto Ciência sem Fronteiras (CsF).
Aos 23 anos, Bruno já acumula uma bagagem internacional de estudos e experiências em faculdades e instituições de destaque em sua área. "Fiz dois semestres da graduação em Newark, New Jersey, localizada ao lado da cidade de New York, na New Jersey Institute of Technology. Atualmente estou em Boston, Massachusetts, onde auxilio na área de pesquisa do Massachusetts Institute of Technology (MIT), no Centro de Performance Industrial", conta. No Centro, Bruno ajuda no desenvolvimento da estratégia de implementação e atuação dos institutos de inovação do SENAI, já que as duas instituições criaram uma parceria pelo desenvolvimento do ambiente de inovação no Brasil. "Estar na MIT é minha maior conquista, tendo em vista que esta é a melhor universidade do mundo nas áreas técnicas e, certamente, uma das mais concorridas", completa.
O estudante lembra que, para chegar ao Ciência sem Fronteiras, contou com o incentivo de professores e coordenadores da Ulbra, que deram as primeiras dicas e orientações para inscrição. "O maior desafio para eu ingressar no programa foi a proficiência na língua inglesa. Para isso, fiz um curso intensivo e muitas horas de simulado e vídeos na internet. Além disso, uma boa performance na faculdade e no Exame Nacional do Ensino Médio também ajudaram."
Recentemente, o jovem foi escolhido, entre milhares de estudante que vivem nos Estados Unidos, o aluno do mês de maio do CsF EUA. O reconhecimento veio a partir de um texto que Bruno escreveu contando suas experiências e como foi seu contato com um dos maiores professores Harvard University e CEO da Federal Reserve Bank of Dallas, Robert Kaplan. (veja o link)
No próximo mês, Bruno retorna ao Brasil para concluir sua graduação. A intenção é dar continuidade e aprofundamento ao que foi aprendido no MIT para a elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso. Além disso, o estudante quer compartilhar suas experiências e contribuir para que outros jovens também busquem mais conhecimento e experiências internacionais. "Acredito que experiências internacionais e diversificadas são fundamentais para que o estudante consiga enxergar novos desafios sob diferentes pontos de vista", avaliou o estudante.
Laira Souza
Jornalista - MTb.11.610
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras