PPGBIOSAÚDE
Doutoranda do PPGBIOSAÚDE é premiada em seleção de projetos de pesquisa
Luciana Diesel terá financiamento de parte de seu projeto pela Quatro G
A aluna do Programa de Pós-graduação em Biologia Molecular e Celular Aplicada à Saúde (PPGBIOSAÚDE) da Ulbra, Luciana Fraga da Costa Diesel, foi contemplada com um prêmio da Quatro G - Pesquisa e Desenvolvimento para financiamento de parte do seu projeto de doutorado. Avaliação Celular, Molecular e Epigenética de Esferoides Celulares de Câncer de Boca Submetidos a Hipóxia e Radiação Ionizante é o projeto de Luciana, que tem foco no efeito da baixa quantidade de oxigênio e radiação em um modelo de cultivo de células de câncer de boca. A pesquisa resultará em definições de novas estratégias para a redução do tumor, já que o trabalho reproduz em laboratório modelo semelhante do câncer no paciente.
A pesquisa está sendo desenvolvida nos Laboratórios de Biologia do Câncer e Laboratório de Células-Tronco e Engenharia de Tecidos, que são vinculados ao PPGBIOSAÚDE. Com a realização da inscrição do seu trabalho na I Seleção de Projetos da Quatro G, Luciana concorreu com outros projetos de doutorado desenvolvidos nos programas de pós-graduação em todo o estado. A divulgação dos trabalhos selecionados ocorreu no dia 13 de maio.
A pesquisa consiste em mimetizar in vitro a condição mais semelhante de como ocorre a ação de um tumor em um paciente. "Meu trabalho reproduz no laboratório as condições mais próximas da situação real de um paciente com tumor de boca, então, podemos verificar como esse tumor se desenvolve ou como é reduzido", explica Luciana. A orientação do projeto de Doutorado é de Melissa Camassola, com coorientação de Ivana Grivicich, ambas do PPGBIOSAÚDE. "A orientação científica, metodológica e teórica que tive devido à experiência profissional das professoras tem contribuído muito para o entendimento e a execução do trabalho que desenvolvo", salientou a acadêmica e pesquisadora
Com a premiação, o projeto de Luciana será contemplado com produtos desenvolvidos pela Quatro G, como reagentes e kits laboratoriais nas áreas de biologia molecular e celular, para o que o trabalho continue a ser desenvolvido. "Esse trabalho tem muito mérito, pois trata-se de um projeto científico inovador e de ponta, sendo o único realizado em uma universidade privada que foi selecionado no edital dos programas de pós-graduação do RS de 2015", argumentou a coorientadora Ivana Grivicich.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
19
DEZEDUCAÇÃO Ulbra em rede sobre políticas afirmativas na pós-graduação -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes