Bem-estar e qualidade de vida
Ações de saúde preventiva marcam o Dia do Desafio no campus
Atividades integraram comunidade acadêmica e colaboradores da Ulbra Canoas
Com o objetivo de promover a adoção de hábitos saudáveis na comunidade acadêmica, alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física da Ulbra visitaram setores administrativos do campus Canoas na manhã desta quarta-feira, 25 de maio, em atividades alusivas ao Dia do Desafio -- uma campanha global de estímulo à prática de exercícios físicos.
Durante as visitas, os estudantes realizaram baterias de 15 minutos de ginástica aeróbica, alongamentos e técnicas de relaxamento muscular junto de colaboradores, docentes e acadêmicos da Instituição. Mais do que intervir no ambiente profissional e de estudos dos participantes, a ação interdisciplinar é parte de um trabalho de conscientização e de combate ao sedentarismo, como explica Cristina Fedrici Caberdon, professora de Fisioterapia e uma das supervisoras do projeto. "Nossa intenção é fazer as pessoas entenderem a importância que o movimento e a atividade física diária têm para a nossa saúde e qualidade de vida. Por isso, convidamos todos para participar de ações lúdicas e brincadeiras rítmicas, até porque exercitar-se não pode ser uma coisa chata ou monótona, precisa ser prazeroso", destacou a educadora no momento em que universitários e funcionários do prédio 10 formavam umsemicírculo e aqueciam a musculatura e as articulações.
Para Carolina Teixeira, colaboradora do Departamento de Contabilidade, a experiência não só foi gratificante, como também contribuiu para tornar sua rotina profissional mais agradável. "Para a gente que trabalha sentado, os exercícios ajudam na circulação do sangue e no condicionamento do corpo. Sempre que posso, participo de iniciativas como essa", comentou a funcionária que ainda garantiu sentir-se muito mais disposta depois do ¼ de hora de ginástica.
O Dia do Desafio surgiu no Canadá, em 1983, com a proposta de que os habitantes dos grandes centros urbanos do país parassem por 15 minutos, às 15h da última quarta-feira de maio, para realizar atividades físicas. No Brasil, a empreitada começou a ganhar força em 1995 e, desde então, centenas de ONGs, empresas privadas e instituições públicas vêm aderindo à campanha.
Marcus Perez
Jornalista - Mtb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras