Acessibilidade
Desafio do Vestir-se mostra como é o cotidiano de pessoas com deficiência
Atividade foi destaque no primeiro dia da Semana Ulbra de Acessibilidade
Por quase dois minutos, a estudante do primeiro semestre de Design de Interiores, Juliana Schmitz Borba, tentou, sem sucesso, abotoar uma camisa até a gola, algo que normalmente faria em poucos segundos, se não fosse por um detalhe: ela estava vendada. A curiosa cena, que chamou a atenção de quem passava pelo saguão do prédio 14 do campus Canoas, na noite desta segunda-feira, 16 de maio, é parte do Desafio de Vestir-se. Uma ação interativa de imersão que simula a experiência que pessoas com deficiências (PCDs) ou de mobilidade reduzida têm ao colocar um simples casaco ou camiseta. "As camisas costumam ter um botão a mais e sem ver fica complicado acertar o lugar de cada um. Depois de hoje, acho que toda vez que eu passar por um cego na rua vou lembrar como é ter esse tipo de dificuldade para me vestir", avaliou Juliana ao término da atividade.
Desenvolvido por alunos e docentes do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, o experimento propõe que cada participante coloque uma peça de roupa como se tivesse alguma limitação motora ou visual, não podendo, por exemplo, mexer as pernas, um braço ou mesmo enxergar, como explica uma de suas idealizadoras, a professora Carina Prina Carlan. "Vestir um blusão é algo simples e cotidiano, mas pode ser algo muito difícil quando temos um membro fraturado ou uma deficiência visual. Com esta ação, queremos aproximar jovens e adultos do universo dos PCDs e dessa realidade a qual todos estamos sujeitos, a de um dia sofrer com restrições motoras e físicas", comentou a docente, que, através da atividade, espera coletar dados para um projeto nacional de moda inclusiva.
A iniciativa integra a 3ª Semana Ulbra de Acessibilidade, que também contempla palestras, oficinas, debates e exposições sobre acessibilidade preventiva e espera, até esta quarta-feira, dia 18 de maio, mobilizar a comunidade acadêmica de diversas unidades de ensino superior e escolas da Rede Ulbra em torno do tema. Mais informações sobre a programação do evento podem ser conferidas em www.ulbra.br/semana-da-acessibilidade.
Marcus Perez
Jornalista - Mtb 17.602
Lei mais:
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience