Abracorp
Docente apresenta trabalho na Abracorp
Trabalho trata da utilização do Facebook e de uma década de RP no Brasil
A professora do curso de Relações Públicas da Ulbra, Maria Inês Möllmann, estará de 18 a 20 de maio em São Paulo (SP), onde apresenta o trabalho científico Representações e Identidade do Profissional de Relações Públicas na rede social Facebook: as Tensões, 100 anos depois, no Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abracorp).
Produzido em co-autoria com a relações-públicas Pâmela da Silva Pochmann (Feevale) e com o professor doutor Valdir José Morigi, o trabalho foi desenvolvido na disciplina de Representações Sociais, Sociabilidade e Comunicação do Programa de Pós-Graduação da Comunicação e Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
"O objetivo do estudo foi verificar as representações sociais, as ideias que os profissionais tem sobre sua atividade profissional, com quais sentidos as expressam em seus diálogos virtuai e como isso repecurte na construção de sua identidade laboral", explica. Como as Relações Públicas completaram um século no Brasil recentemente, em 2014, o ano foi definido como o marco histórico da pesquisa. Já a escolha pelo Facebook , diz ela, se deu pela utilização da rede pelos profissionais para dar visibilidade ao seu trabalho.
São várias as páginas específicas de Relações Públicas existentes no País, segundo a professora. Nove foram selecionadas para a pesquisa: RP Brasil, ABRP RS SC, Fala Mais RP, RP Depressão, RP + RP, Versátil RP , CONFERP e CONRERP 4ª Região. Nestas, foram analisados relatos e imagens de dez post dos seguidores, no período de 1º de agosto a 24 de dezembro de 2015.
"Identificamos que as redes sociais engajam a classe, constituindo um lugar de mediação, no qual os membros da categoria, ao compartilharem suas ideias, elaboram um guia de ação do grupo sobre suas práticas profissionais", expõe Maria Inês.
Para a coordenadora do curso de RP da Ulbra, Lisiane Nunes, estudos como esse de Maria Inês, realizados na academia, trazem compreensões sobre o que ocorre no mundo do trabalho para o ambiente da universidade. "Sendo a profissão de Relações Públicas jovem no Brasil, ainda há muito a pesquisar sobre ela", esclarece.
Fonte:Relações Públicas/ Ulbra
Notícias relacionadas
-
14
JANEmoção em conjunto Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas -
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes
Últimas notícias
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal