Intercom Sul 2016
Jornalismo e Produção Audiovisual têm sete trabalhos no Intercom
Grupo de 15 alunos vai estar presente no Intercom Sul 2016
A etapa regional do Intercom, maior congresso brasileiro de Ciências da Comunicação, será realizada entre os dias 26 e 28 de maio na PUC-PR, em Curitiba, e tem como tema Comunicação e educação: Caminhos Integrados para um Mundo em Transformação. Sete trabalhos produzidos por alunos e egressos de Jornalismo e Produção Audiovisual da Ulbra foram selecionados para a edição de 2016 do Intercom Sul e três deles são finalistas na premiação Expocom. A Ulbra estará presente no evento, com um grupo de 15 alunos, entre os que vão apresentar trabalhos e os ouvintes.
Os trabalhos selecionados foram produzidos como atividades práticas ou como pesquisas de iniciação científica e conclusão de curso e serão apresentados em três espaços diferentes do Intercom Sul:
- Expocom (dedicado à exposição e premiação de trabalhos laboratoriais produzidos por estudantes)
- Intercom Jr. (voltado à pesquisa na graduação)
- Divisões temáticas (reúne trabalhos de pesquisa produzidos por mestrandos, mestres, doutorandos e doutores)
O aumento na participação de alunos e egressos da Ulbra no Intercom a cada edição é resultado de uma política de valorização da pesquisa na graduação que vem sendo intensificada nos últimos anos e se reflete de forma positiva na qualidade da formação oferecida e também na grande presença do curso em eventos locais, regionais e nacionais. Durante o ano de 2015 foram mais de 30 participações em congressos, com prêmios e menções honrosas, e a expectativa é de que neste ano esse número seja superado.
Conheça os trabalhos selecionados:
Finalistas no Expocom:
1) O Registro Biográfico Audiovisual: Sobre o Documentário Flach - a música de Geraldo
Autora: Jéssica Soares
Professora orientadora: Gabriela Almeida
O trabalho apresenta o documentário biográfico sobre o pianista gaúcho Geraldo Flach, produzido como atividade da disciplina de Telejornalismo III, e reflete sobre a criação de biografias audiovisuais documentais.
* Em 2015, o curso de Jornalismo foi premiado na mesma modalidade de Filme de não-ficção com outro documentário biográfico dedicado a um músico gaúcho, chamado E assim quero Lembrar de Nós: um Tributo a Nico Nicolaiewsky", produzido pelo aluno Juliano Vieira.
2) Programa Te Liga: Música, Arte e Cultura
Autor: Thiago Lopes
Professora orientadora: Gabriela Almeida
Apresenta o programa Te Liga, vinculado ao Núcleo de Produção Audiovisual da ULBRA e veiculado num canal próprio no youtube. O programa é dedicado à cobertura de eventos culturais - especialmente de música - em Porto Alegre e região metropolitana, além de entrevistas com artistas e agentes da cultura.
3) A Criatividade Condicionada: Desafios na Elaboração do Roteiro do Longa-Metragem Universitário Eu Não Vou Dizer Eu Te Amo
Autor: Augusto Bozzetti
Professores orientadores: Gabriela Almeida e Flávio Guirland
O trabalho apresenta o roteiro do filme Eu não vou dizer eu te amo? e discute as possibilidades de criação face às limitações técnicas e principalmente orçamentárias próprias a uma produção audiovisual universitária, principalmente no caso de um longa-metragem.
Intercom Jr:
1) Papel. Digital. O que vier: a edição de notícias nas diferentes plataformas do veículo Zero Hora
Autora: Natália Audi
Professor orientador: Deivison Campos
O artigo é fruto do trabalho de conclusão de curso da aluna, que investigou as mudanças no processo de edição de notícias nas diferentes plataformas da Zero Hora, em função do processo de convergência e de reconfiguração das redações.
2) O Uso dos dreadlocks e sua Ressignificação na Juventude Contemporânea
Autor: William Figueredo
Professor orientador: Deivison Campos
Também oriundo de trabalho de conclusão de curso, o artigo busca compreender os aspectos culturais que permeiam o uso dos dreadlocks na contemporaneidade, os elementos de sua construção identitária e as relações de consumo vinculadas ao cabelo.
3) Ocupação Lanceiros Negros de Porto Alegre: A Busca por Visibilidade por Meio das Redes Sociais
Autora: Caroline Musskopf
Professora orientadora: Gabriela Almeida
O artigo discute o uso das redes sociais na construção de um discurso autônomo dos movimentos sociais em torno de suas pautas, a partir de um estudo de caso da fanpage da Ocupação Lanceiros Negros, localizada na capital gaúcha.
Divisões Temáticas:
1) Ambiguidades nas Representações de Gênero de Personagens da Série Cavaleiros do Zodíaco
Autora: Anelise Fruett
Professora orientadora: Gabriela Almeida
Anelise Fruett, atualmente mestranda em Educação na ULBRA, produziu pesquisa sobre as representações de gênero dos personagens Afrodite de Peixes, Misty de Lagarto e Shun de Andrômeda, de Cavaleiros do Zodíaco. O estudo, realizado como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo em 2015, analisa a caracterização visual e do corpo e os traços de personalidade dos personagens, buscando discutir as noções de feminilidade e masculinidade que são convocadas pelo anime.
Fonte: Gabriela Ramos de Almeida
Notícias relacionadas
-
14
JANEmoção em conjunto Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas -
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes
Últimas notícias
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal