Pesquisa e Comunicação
Maior estudo de comunicação da América Latina pesquisa uso do big data
Pesquisa do LCM será realizada até o dia 30 de agosto
O Latin American Communication Monitor (LCM), maior estudo sobre a comunicação na América Latina, está realizando a sua segunda edição. Na pesquisa, que será realizada até o dia 30 de agosto junto às Assessorias de Comunicação Corporativa, o tema explorado é o uso do big data, a automatização da comunicação e assuntos estratégicos ou as competências dos comunicadores em funções de gestão e mídias sociais. A coordenação da pesquisa no Brasil é da assessora de Relações Internacionais da Ulbra, Andréia Silveira Athaydes. O diretor de Extensão da Instituição, Gustavo Becker, é o pesquisador convidado, que acompanha Athaydes no projeto.
"O objetivo deste estudo é traçar um comparativo sobre a área de comunicação nos países onde a pesquisa está sendo disseminada. É um monitoramento das ações na área de comunicação e como os profissionais executam suas atividades", explica Athaydes.
O LCM forma parte do grupo de estudos do Global Communication Monitor junto com o European Communication Monitor (ECM) e o Asian Pacífic Communication Monitor. É o maior estudo com dados confiáveis sobre a gestão da comunicação no mundo e, em sua trajetória, já participaram mais de 22.000 profissionais. O LCM é liderado por professores de 11 renomadas universidades na América Latina, Espanha e Estados Unidos. O estudo está sendo dirigido por Angeles Moreno, professora da Universidade Rey Juan Carlos e diretora executiva da EUPRERA, e por Juan Carlos Molleda, professor e diretor do Departamento de Relações Públicas da Universidade da Flórida. No Brasil, a coordenação e execução é dos professores pesquisadores Andréia Athaydes e Gustavo Becker, da Universidade Luterana do Brasil, e de Margarida Kunsch, da Universidade de São Paulo, no Conselho Assessor. Conta também com a colaboração da ABERJE, ABRACOM, ABRP-SP e CONFERP.
O projeto é organizado pela European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA) com a colaboração da Asociación de Directivos de Comunicación, Dircom, e patrocínio da Llorente & Cuenca, agência de gestão da reputação, comunicação e assuntos públicos na Espanha, Portugal e América Latina. O estudo é confidencial e tem propósitos científicos. Pretende identificar as características dos departamentos de comunicação de excelência e permite comparações por países e tipos de organização (empresas privadas, organizações sem fins lucrativos, organizações governamentais, agências, etc.). A pesquisa online é dirigida aos profissionais de comunicação que estejam ativos em organizações, agências ou como freelancers.
Os participantes receberão um relatório e um vídeo resumo e participarão de um sorteio para uma inscrição na Cibecom, a I Cúpula Ibero-Americana de Comunicação, a ser realizada em abril de 2017, em Miami, e na qual serão apresentadas às conclusões do estudo. Um convite para participar da pesquisa está sendo encaminhado para os associados por meio das associações de classe colaboradoras do evento.
O link para participação no questionário é http://bit.ly/1rN1QXF.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes