Medicina
Palestrante aborda a relação entre o Zika Vírus e a microcefalia
Geneticista conduz aula inaugural do curso de Medicina
Zika Vírus: O que Sabemos e o que Precisamos Descobrir foi o tema da aula inaugural do curso de Medicina da Ulbra Canoas, que aconteceu nesta sexta-feira, 29 de abril, na Universidade. E para abordar sobre este problema de saúde que está diariamente na mídia, foi convidada a presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, a geneticista Lavínia Schuler Faccini. A palestra teve como objetivo possibilitar que os estudantes da área da saúde se apropriem de alguns conhecimentos relativos à temática abordada, que são importantes do ponto de vista técnico.
Faccini fez um breve resgate cronológico sobre a origem do vírus, enfatizando que ele deve ter ingressado no Brasil em 2013, por conta da realização da Copa das Confederações da FIFA. Discorreu a respeito da microcefalia do ponto de vista genético, focalizando sua explanação na relação existente entre o Zika Vírus e a doença. Ela também falou sobre como são as manifestações clínicas que ocorrem nas crianças com a doença e quais são os principais questionamentos que a ciência precisa para elucidar e tentar prevenir os casos de microcefalia. De acordo com a professora da disciplina de genética clínica, Melissa Camassola, a especialista apresentou significativas informações sobre o grave problema que tem levado a má formação genética em recém-nascidos das gestantes infectadas. "A Lavínia explanou a respeito dos protocolos e das medidas que estão sendo tomadas relativas à doença, além de apresentar informações atualizadas que interessam aos profissionais do segmento", avaliou Melissa. "A palestra proporcionou aprendizado em vários aspectos da doença, inclusive de que maneira ocorre a transmissão do vírus", disse a aluna do primeiro semestre de Medicina, Fernanda Martins.
A atividade foi organizada e promovida pelo Centro Acadêmico de Medicina da Ulbra (CAMU) em parceria com a coordenação do curso de Medicina e contou com a participação de alunos das outras graduações da área de saúde da Universidade.
Saiba mais
O vírus Zika é transmitido por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, que se prolifera nos locais onde ocorre acúmulo de água. O vírus pode passar de mãe para filho durante a gravidez provocando a microcefalia, e também através da relação sexual com pessoas que estejam com a doença. A principal ação de combate ao mosquito é evitar sua reprodução.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Notícias relacionadas
-
14
JANEmoção em conjunto Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas -
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes
Últimas notícias
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal