Seminário de Comunicação
Acessibilidade foi o tema do Seminário de Comunicação
Evento aproximou universitários e pesquisadores
O cursos de Comunicação Social da Ulbra promoveu, na noite da quarta-feira, 13 de abril, o IV Seminário de Pesquisa em Comunicação, com o objetivo de aproximar os estudantes de graduação da pesquisa científica. Por esta aproximação e troca de experiências, o evento é considerado pelos professores como uma das mais importantes atividades de formação oferecidas aos acadêmicos da área. "No seminário, temos a possibilidade de receber pesquisadores de outras instituições que contribuem com o nosso curso trazendo um conjunto rico de temas, abordagens teóricas e metodológicas e, principalmente, ideias que nos oxigenam e nos fazem sempre enxergar à frente. Também convidamos um egresso da Ulbra que tenha desenvolvido trabalho relevante sobre um tema afim ao do Seminário. Esta é uma forma de valorizar e tornar conhecidos os bons trabalhos de conclusão de curso que vêm sendo desenvolvidos aqui", falou a coordenadora adjunta do curso de Jornalismo, Gabriela Ramos de Almeida.
O tema do seminário foi Comunicação e Acessibilidade. Os palestrantes foram o professor doutor Marco Bonito, da graduação e da pós-graduação em Comunicação Social da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), em São Borja, e a egressa de Publicidade e Propaganda da Ulbra, Niruana Satie. A egressa apresentou sua pesquisa A in(ex)clusão do público surdo em comerciais de TV gaúchos. A pesquisa, fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) defendido em 2015, teve grande destaque e repercussão no âmbito acadêmico e abre questionamentos sobre o tema inclusão nas propagandas.
Marco Bonito é doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos, mestre em Comunicação Social pela Universidade Paulista (UNIP) e graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade de Taubaté (UNITAU). No doutorado, desenvolveu pesquisa que resultou na tese intitulada Processos da Comunicação Digital Deficiente e Invisível: Mediações, Usos e Apropriações dos Conteúdos Digitais pelas Pessoas com Deficiência Visual no Brasil. É membro do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade da UNIPAMPA. Consultor, avaliador e parecerista ad hoc de trabalhos para revistas científicas, congressos e simpósios. Em sua fala, abordou um pouco dos seus trabalhos, a acessibilidade e a comunicação.
Laira Souza
Jornalista - Mtb 11.610
Notícias relacionadas
-
25
NOVReconhecimento à Pesquisa Alunas da Medicina da Ulbra homenageadas por trabalho sobre câncer de mama -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024
Últimas notícias
-
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience