Acessibilidade
Giovana Pilla, perseverança e determinação no judô e na vida
Atleta está cursando Libras no campus Canoas
No primeiro semestre de 2016, o curso de Libras nível I da Ulbra recebeu dois novos alunos com um histórico diferente de vida e de deficiência. Giovana Pilla é surdocega, está perdendo a visão em função da Síndrome de Usher, doença caracterizada pela deficiência auditiva e perda progressiva da visão. Com dificuldade para enxergar, o pai, Enio dos Santos Pilla, também se matriculou no curso, e acompanha todas as aulas. Perseverança e determinação fazem parte da vida da estudante de 46 anos, que é campeã internacional de judô.
"Estou adorando as aulas. Eu quero aproveitar a vida todos os dias", comemora Giovana, em uma frase que demonstra de onde parte a sua inspiração. "Ela é muito ativa. Possui 272 medalhas de judô. Estou acompanhando as aulas de Libras porque o problema da visão tem agravado. Sempre fornecemos muito apoio a ela", diz o pai.
Ela começou sua trajetória no judô em 1984 no Colégio Cristo Redentor. Em 2010, foi campeã na sul-americana em Bento Gonçalves. Em 2011, ganhou medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, no México. No mesmo ano, conquistou o bronze no Campeonato Mundial de Judo da IBSA, na Turquia. Já em 2013, tornou-se campeã nos jogos US Open, nos Estados Unidos.
De acordo com a coordenadora de Extensão da Ulbra, Dalva Santana, quando Giovana realizou sua matrícula, o caso da aluna foi encaminhado ao Programa Permanente de Acessibilidade (PPA), para avaliação das necessidades. "É um desafio ensinar Libras a uma surdocega. Entendemos como um caso emocionante de uma pessoa com muita garra e uma família que apoia. Por isso, a Ulbra destinou ao pai uma bolsa integral", relata Santana. "Acredito que é mais uma ação que fortalece a Ulbra na busca de melhoria pedagógica e a família, que está sendo assistida. Todos os dias, o PPA faz a diferença na vida de um aluno, seja na graduação, na pós, ou em algum curso de extensão. A professora de Libras Pamela Moreira afirma que é a sua primeira experiência com uma aluna surdocega. "De extrema relevância como exemplo e muito gratificante", relata. Para os colegas, Giovana é uma lição de motivação e perseverança.
Desenvolvido há 16 anos, o PPA da Ulbra atua no sentido de incentivar uma mudança de cultura sobre a inclusão social. Há intérpretes de Libras para os surdos, material em Braille e ledores para os alunos cegos. Há disponibilidade de cópias ampliadas para aqueles com baixa visão, acessibilidade arquitetônica para pessoas com mobilidade temporária reduzida e com deficiência física. Além disso, há ofertas de cursos de formação sobre acessibilidade e da área de Libras para funcionários, acadêmicos e comunidade em geral. O público-alvo do Programa são pessoas cegas, com baixa visão, surdos, deficientes auditivos, pessoas com deficiência física, cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida temporária, idosos e pessoas com síndromes. O objetivo geral é promover a acessibilidade universal, desenvolver pesquisas e projetos comunitários que possam subsidiar organizações públicas e privadas envolvidas com as pessoas com deficiência. Também tem o objetivo de estimular o reconhecimento político das diferenças, além de tornar o espaço construído mais seguro e confortável para todos, pessoas com e sem deficiência.
Saiba mais sobre o Programa Permanente de Acessibilidade Ulbra em www.ulbra.br/canoas/acessibilidade. Informações podem ser obtidas no e-mail acessibilidade@ulbra.br ou no telefone (51) 3477.9190.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes