PPGDGM
Dissertação pode mudar protocolo de tratamento da hepatite C
Professor desenvolveu novo teste para análise laboratorial
No dia 20.04 deste ano, o professor da ULBRA Torres Daniel Bedinote da Rocha apresenta, na ULBRA Canoas, dentro do Programa de Mestrado em Diagnóstico Genético e Molecular, a sua dissertação intitulada: Polimorfismo humano rs12979860 e hepatite C: desenvolvimento de novo teste para análise laboratorial e associação entre o rs12979860 com a resolução espontânea da hepatite C em pacientes portadores do vírus da imunodeficiência tipo 1 (HIV-1). A orientação é do professor doutor Vagner Lunge, pesquisador da Universidade.
Daniel da Rocha é docente do curso de Enfermagem, e também leciona disciplinas comuns aos cursos de Odontologia, Fisioterapia, Psicologia e Educação Física.
Hoje, o tratamento da hepatite C (doença com índice de mortalidade maior que a AIDS nos EUA) está vinculado as características do vírus feitas através de exames de laboratório, que determinam qual terapêutica será realizada após o diagnóstico da doença. O protocolo do Ministério da Saúde orienta para a combinação de dois medicamentos no tratamento desta patologia, que não surtem efeito em cerca de 40% dos pacientes. A porcentagem elevada despertou o interesse do professor Daniel Bedinote da Rocha em pesquisar a causa genética desta ineficácia.
Depois de 2003, com a finalização do projeto genoma humano, características genéticas de cada indivíduo passaram a ser estudadas no sentido da personalização do diagnóstico. Nesta linha, Rocha associou um novo teste laboratorial de biologia molecular com uma variação genética presente nos indivíduos a uma melhor resposta ao tratamento da hepatite C. Segundo o pesquisador, os pacientes que apresentam um polimorfismo em seu DNA possuem mais chances de responder ao tratamento convencional, enquanto os que não acusam esta característica necessitam de um tratamento diferenciado. Logo, este novo recurso laboratorial pode ser inserido no protocolo de tratamento da patologia, ajudando na conduta a ser seguida pelo médico assistente.
Mais detalhes sobre a pesquisa podem ser consultados em artigo publicado sob o título IL28B Polymorphism Associated with Spontaneous Clearance of Hepatitis C Infection in a Southern Brazilian HIV Type 1 Population, na revista AIDS Reserch and Human Retroviruses, volume 28, number 02, 2012 ©Mary ann liebert inc. doi: 10.1089/ aid. 2011.0096. A autoria é dos pesquisadores Vagner Ricardo Lunge, Daniel Bedinote da Rocha, Jorge Umberto Béria, Daniela Cardoso Tietzmann, Airton Tetelbom Stein e Daniel Simon.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024