Pós-graduação
Palestra de Carlos José Soares ressaltou produção científica brasileira
Coordenador da Área de Odonto da Capes realiza Aula Inaugural na Ulbra
O coordenador dos programas de pós-graduação stricto sensu da área de Odontologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos José Soares, ministrou a Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGOdonto) da Ulbra, na tarde desta quarta-feira, 16 de março, no campus Canoas. Com muita descontração, Soares explicou qual a responsabilidade da Capes no processo de avaliação das universidades e a importância da produção intelectual do Brasil na palestra intitulada O Papel das Universidades Privadas na Formação de Mestres e Doutores.
O coordenador demonstrou qual é a visão da Capes em relação aos programas de pós-graduação no Brasil e propôs aos presentes uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do mestrado e doutorado: formar recursos humanos e produzir conhecimento. "O Brasil está indo muito bem em produção intelectual", disse, ao revelar que o país é o segundo maior produtor de artigos de odontologia na base Scopus (1996-2013). Ele acredita que a produção científica deve ser ampliada pelos profissionais na indústria e no poder público. O produto das teses deve ser aplicado para a transformação da sociedade em que vivemos. "O Programa de Pós-graduação precisa da motivação de todos os envolvidos. Quem constrói o programa são professores e alunos engajados no processo", salientou Soares, sobre as avaliações da Coordenação, lembrando que a Ulbra possui nota 4 com meta estabelecida para alcançar a nota 5 no parecer da Capes.
Encontro com docentes
Carlos José Soares foi recebido pelo reitor Marcos Fernando Ziemer na manhã desta quarta-feira. Entre os assuntos abordados, falaram sobre mudanças nas fichas de avaliação da Capes, que avalia de quatro em quatro anos todos os Programas de Pós-graduação do Brasil. Soares lembrou que o grande avanço da produção científica no país é uma etapa vencida e que existem outros ajustes a serem tratados sobre o PPG no país, como a aproximação da pesquisa e da sociedade. Outro tema tratado, que teve a concordância dos presentes, é que a graduação deve estar mais próxima do universo da pós-graduação para incentivar o acadêmico da pesquisa. Participaram da reunião o vice-reitor Ricardo Willy Rieth, o pró-reitor de Planejamento e Administração, José Paulinho Brand, o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antônio González Hernández, a diretora de Pós-graduação e Pesquisa, Nádia Schröder, o coordenador do PPGOdonto, Eduardo Reston, e o coordenador do curso de Odontologia, Adair Busato.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Tags
Notícias relacionadas
-
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
05
SETPós-graduação PPGECIM participa de Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva -
11
JULPPGOdonto Cirurgiã-dentista gaúcha assume vaga na Universidade de Iowa -
10
JULPPGProSaúde Aula inaugural trará desafios para a promoção da saúde
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes