Aula Inaugural
Nauro Júnior comanda aula inaugural de Comunicação Social
Fotógrafo conta aos acadêmicos trajetória profissional
Criatividade em Tempos de Crise foi o tema abordado na Aula Inaugural do curso de Comunicação Social da Ulbra Canoas, na noite de segunda-feira, 7 de março. O encontro teve como palestrante o repórter fotográfico, documentarista e idealizador do projeto Expedição Fuscamérica, Nauro Júnior.
Mostrar caminhos, alternativas profissionais e dialogar sobre a produção de conteúdo foram alguns dos assuntos abordados pelo convidado. Ele apresentou um roteiro de sua trajetória profissional, relatando as empresas em que trabalhou e os projetos que elaborou. "Quando iniciei no jornal Diário de Canoas, começamos a fazer cobertura de acidentes, incidentes e fatos ocorridos na cidade canoense. Era algo inédito na época. Essa conduta chamou atenção dos moradores locais, que não encontravam notícias da cidade em outros veículos de comunicação", relembrou.
O palestrante deixou alguns ensinamentos preciosos. "Foi graças à troca de ideias que um colega e amigo despertou em mim aspectos da fotografia conceitual. Passei a compreender melhor meus registros fotográficos", salientou. Sobre o projeto Expedição Fuscamérica, que tem o propósito de percorrer a América do Sul a bordo de um automóvel Fusca, o fotógrafo relatou algumas aventuras do roteiro iniciado em 2013. O fusca já percorreu regiões do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile.
Para o coordenador do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Fotografia da Ulbra, Antônio Sobral, os relatos mostram como a capacidade de adaptação e flexibilidade frente às transformações da atividade profissional serão importantes para os alunos de Comunicação Social. "Com sua vasta experiência em redações jornalísticas, Nauro pode vivenciar as modificações que a tecnologia está impondo na prática da comunicação", destaca o docente. A aluna do último semestre de Jornalismo, Natália Audi, considerou a melhor palestra que assistiu até o momento. "O aprendizado que tive nesse evento foi magnífico. O profissional de comunicação tem que se reinventar e inovar sempre. Ver e ouvir um exemplo deste fato é muito gratificante", ressaltou a estudante.
Saiba mais sobre o palestrante
Nauro Júnior trabalhou na Zero Hora por 18 anos. Teve passagens pelos jornais Diário de Canoas e NH. Já fez colaborações para as revistas Veja, Carta Capital, Isto É, Época e para os jornais Folha de São Paulo, Estadão, Globo, Correio Braziliense e New York Times. Foi ganhador de prêmios nacionais, como o da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Massey Ferguson, Direitos Humanos, Prêmio ARI, entre outros. Além de fotógrafo, ele também é escritor. Entre suas obras estão os livros A Noite Não Acabou, Náufrago de Um Mar Doce e Andanças Imaginárias.
André Bresolin
Jornalista Mtb/18183
Notícias relacionadas
-
16
JANRESPONSABILIDADE SOCIAL Ulbra passa a usar energia renovável nas 18 unidades -
14
JANEmoção em conjunto Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas -
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade
Últimas notícias
-
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas