Volta às aulas
Movimentação intensa caracteriza o início do semestre
Começam as aulas na Ulbra Canoas
A movimentação intensa de calouros, veteranos e professores caracterizou a retomada das atividades na segunda-feira, 22 de fevereiro, com o início das aulas na Ulbra Canoas.
Seja para quem está no princípio da graduação ou para quem recomeça a rotina universitária, o primeiro dia de aula é um momento diferenciado. O calouro do curso de Serviço Social, Gilnei Pereira, transitava com tranquilidade pelo saguão do prédio 1, procurando a sala de aula. Entretanto, ele não escondia certa expectativa pelo início da graduação. "Quero começar a estudar logo, pois tenho identificação com o segmento. Escolhi essa área para contribuir, de certa forma, com os problemas existentes na sociedade", explica. Já a caloura de Psicologia, Rayane Oliveira, enaltece a importância de seu ingresso no ambiente acadêmico. "É o começo de uma grande caminhada para mim. Sempre gostei de temas ligados à psicologia. Espero obter significativo conhecimento. Creio que a Ulbra atenderá plenamente minhas expectativas", ressalta Rayane.
Se para os novos alunos o início do semestre representa o princípio de uma jornada acadêmica, para os veteranos a retomada dos estudos possibilita um reencontro com as atividades universitárias e a obtenção de mais conhecimento. A acadêmica do segundo semestre do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Gestão da Segurança Privada, Tatiane Corrêa Pereira, estava ansiosa pelo começo do ano letivo, principalmente pelo aprendizado específico que obterá. "Estou aguardando muito as aulas da disciplina de Criminalística, pois os conteúdos desta área são muito importantes em minha formação", explica. Para a aluna do 9º semestre da Engenharia Ambiental e Sanitária, Priscila Schmitz, o retorno às aulas significará estudar conteúdos de grande relevância em sua formação. "Neste semestre, terei que calcular derivadas e integrais em Cálculo III e ainda vou fazer meu Trabalho de Conclusão de Curso II", relembra a estudante que pretende graduar-se em 2017.
O diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, enaltece a abertura das atividades letivas do semestre na Unidade, relembrando que a Instituição está constantemente desenvolvendo ações para aprimorar os serviços ofertados aos acadêmicos. "Nossos alunos encontram uma Instituição preocupada em ofertar um ensino de qualidade. A capacitação pedagógica dos professores e o treinamento e a atualização dos colaboradores da Central de Atendimento são exemplos que refletem nossos esforços", salienta Erivaldo. Ele argumenta que as ações empreendidas vêm gerando resultados positivos no encantamento pela Universidade. "Em 2016 já temos maior número de alunos matriculados no comparativo com o primeiro semestre do ano passado", enfatiza. A coordenadora acadêmica da Unidade, Lucimar Brum, enalteceu o entusiasmo de alunos e do corpo docente com o começo das aulas. "Os professores estão motivados com a perspectiva da consolidação da qualidade da formação profissional de seus estudantes. Já nos alunos podemos verificar a satisfação por estarem em uma Universidade que propõe a eles qualificação profissional, ética e cidadã", detalhou Lucimar.
A equipe de colaboradores da Instituição esteve presente no saguão dos prédios 1, 6, 11 e 14 orientando os estudantes na localização das respectivas salas de aula e auxiliando-os com informações gerais.
Calourada da Ulbra
Dia 1º de março será realizada a Calourada, das 11h às 21h, em frente ao prédio 1 da Ulbra Canoas. Visando promover a integração entre calouros e veteranos, o evento é uma parceria da direção do campus Canoas e a Comissão Provisória do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade. E no dia 17 de março ocorrerá a tradicional Recepção aos Calouros.
Novas opções gastronômicas
A Instituição está ampliando as opções de refeições no campus Canoas, dentro das diretrizes do planejamento estratégico que visam encantar o aluno e valorizar as pessoas. Foi inaugurado recentemente o DeLaVita Café, no prédio 1, que apresenta opções de lanches saudáveis para veganos, celíacos e intolerantes à lactose. No final de 2015 houve a inauguração do Amo Café, localizado no prédio 6, e do Salchipão, no prédio 11.
André Bresolin
Jornalista
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes