Perfil
China Balbino: do futebol para a sala de aula
Treinador do São José é aluno de Educação Física do campus Canoas
A equipe do São José de Porto Alegre vem sendo um dos destaques do Campeonato Gaúcho de Futebol da Série A, em 2016. Neste princípio de competição, o time já venceu o Grêmio, empatou com o Internacional e ainda não foi derrotado. E um dos principais responsáveis pelos resultados positivos é o aluno do curso de Educação Física da Ulbra Canoas, Jeverson Wilson Walter Balbino, 36 anos, que é o treinador do São José. Mais conhecido no meio futebolístico como China Balbino, ele estuda desde 2014 na Universidade.
Com o início do semestre letivo, o campus Canoas também fará parte da rotina de China Balbino. "O conhecimento acadêmico que venho obtendo em sala de aula é muito valoroso para minha atividade. O fato de eu estar há bastante tempo no futebol, antes como atleta e agora como treinador, possibilita estabelecer relações entre os conteúdos didáticos e a vivência prática da modalidade esportiva", destaca. Ele também relembra o incentivo que teve de dois docentes de Educação Física para ingressar nesta graduação. "Agradeço aos amigos e professores Luiz Antonio Crescente e Osvaldo Donizete Siqueira que me incentivaram a ingressar no curso, pois sei que o estudo na área está enriquecendo minha carreira", afirma.
O ingresso de China Balbino como aluno representou para ele um retorno à Universidade Luterana do Brasil, pois em 2002 e 2003 atuou como atleta da equipe de futebol do Sport Club Ulbra. "Na Ulbra fui campeão da Série B e da divisão de acesso para a Série A do Campeonato Gaúcho. Tenho ótimas recordações daquele período", relembra.
China Balbino explica as características de sua equipe que vem contribuindo para o sucesso do São José no Gauchão 2016. "Nosso time marca forte sem a bola e, com ela, jogamos em velocidade", enfatiza.
Aluno e treinador de futebol
Antes de tornar-se técnico de futebol, China Balbino foi jogador. Atuando como zagueiro, ele esteve por cinco anos nas categorias de base do Internacional, mas tornou-se profissional no América-MG. Além do Sport Club Ulbra, em seu currículo de atleta estão incluídos vários clubes do Rio Grande do Sul, como São Luiz de Ijuí, Santa Cruz, Sapucaiense, Grêmio Bagé, Ypiranga, Santo Ângelo e 14 de Julho. A carreira de treinador começou no Caxias, em Joinville-SC, onde comandou as categorias juvenil e juniores e a equipe profissional. Na sequência, desempenhou a função de treinador auxiliar na Chapecoense, em Santa Catarina, e no Cruzeiro, em Cachoeirinha-RS. Em 2014 foi para o São José, tornando-se auxiliar do técnico Gilson Maciel e depois de Thiago Gomes. Quando Tiago deixou o clube, em 2015, China Balbino assumiu o comando da equipe. No mesmo ano, foi campeão da Copa Valmir Louruz e da Super Copa, credenciando-se a permanecer no São José para o Gauchão de 2016.
André Bresolin
Jornalista
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras