Pesquisa
Encontro internacional teve participação de pesquisadores da InterRAI
Brasil, Canadá e Estados Unidos discutem sobre saúde mental
Especialistas e pesquisadores de diferentes países estiveram reunidos na Ulbra Canoas para o Workshop na Área da Saúde Mental Comunitária, promovido pela Pró-reitoria Acadêmica e pelo Programa de Pós-graduação em Promoção à Saúde. A atividade teve como palestrantes os pesquisadores John Hirdes, do Canadá, e Michael Head e Mary James, dos Estados Unidos, todos integrantes da InterRAI. A professora da Ulbra, Alice Hirdes, representante da entidade no Brasil, foi a mediadora do evento.
O reitor Marcos Fernando Ziemer deu boas-vindas aos participantes e destacou a alegria da Ulbra em receber membros da InterRAI. Ressaltou que um dos eixos estratégicos da Universidade é valorizar as pessoas. "E o trabalho da InterRAI tem este objetivo. Por isso, ficamos felizes por contribuir com este trabalho. As portas da nossa Universidade estarão sempre abertas." O capelão universitário, pastor Lucas Albrecht, fez um momento devocional.
John Hirdes, pesquisador sênior da Escola de Saúde Pública e Sistemas de Saúde da Universidade de Waterllo, no Canadá, ministrou a palestra Uma Visão Geral do Uso do Sistema de Avaliação de Saúde Mental Comunitária InterRAI para Melhorar a Qualidade do Atendimento e da Vida das Pessoas com Doença Mental. O pesquisador fez uma apresentação da família InterRAI e seus instrumentos para a elaboração de políticas públicas que proporcionem qualidade de vida para pessoas com algum nível de doença mental.
A segunda palestra foi O Gerenciamento e o Desenvolvimento de Políticas para Serviços de Saúde Mental Comunitária: como dados da Avaliação da InterRAI podem auxiliar os gestores? Esta foi ministrada por Michael Head, que é mestre em serviço social e foi diretor de Saúde Mental e Abuso de Substâncias do Departamento de Saúde Comunitária do Estado de Michigan, nos Estados Unidos. O especialista falou das dificuldades nas mudanças do atendimento para pessoas com algum tipo de deficiência mental e de como os instrumentos da InterRAI auxiliam para gerir o cuidado destes pacientes e, consequentemente, dar melhor resultado em suas vidas.
Fechando a manhã de estudos, a professora Mary James abordou A Capacitação e Educação Continuada para Profissionais de Saúde Mental Utilizando o Sistema de Avaliação InterRAI de Saúde Mental Comunitária na Prática Clínica. Mary é professora assistente e pesquisadora do Instituto de Gerontologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e trabalha na rede de saúde mental de Nova Iorque. Com base nas experiências vividas em Nova Iorque, demonstrou como colocar em prática os protocolos InterRAI.
Após a explanação de cada palestrante, foi aberto espaço para perguntas. Participaram ainda do encontro representantes da Unisinos, PUC e UFRGS, da Secretaria Estadual da Saúde e das secretarias municipais de saúde de Porto Alegre e Gravataí.
Os pesquisadores reuniram-se para evento prévio em Gramado. Confira a matéria aqui.
Laira Souza
Jornalista -- MTB 11.610
Tags
Notícias relacionadas
-
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras -
03
ABRParceria de longa data Ulbra e Prefeitura iniciam organização da Semana do Bebê de Canela 2024 -
10
MARDia 30 de março Atuação do Biólogo será tema do primeiro Conversa no Museu
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras