Novos Talentos
Trabalho de egressa do Design de Interiores é finalista de concurso
Premiação da ABD ocorrerá dia 1º de março em São Paulo
Para a então aluna do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design de Interiores da Ulbra Canoas, Francielle Drechsler Machado, o bom desempenho no Projeto Tecnológico em Design de Interiores (PROTEC) representou bem mais que sua aprovação na disciplina, que é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o consequente término da graduação. Incentivada pelo professor e orientador no PROTEC, Rodrigo Allgayer, Francielle inscreveu seu projeto na 19ª edição do Prêmio ABD Novos Talentos em 2015. Intitulado Nômades Urbanos, o trabalho possibilitou que a, hoje, egressa fosse finalista do concurso. Os vencedores serão conhecidos em premiação que ocorrerá dia 1º de março, na feira de revestimentos Expo Revestir, em São Paulo (SP).
Promovido pela Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), o prêmio tem por objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de exercitar o ofício, além de promover aos jovens talentos um encontro para a troca de experiências com grandes profissionais do segmento. Apresentando o tema Escolha Seu Cliente, a 19ª edição solicitou aos participantes desenvolver o projeto de um apartamento de 70m², conforme a planta do famoso empreendimento MaxHaus, definindo o perfil do morador e elaborando de forma detalhada o briefing do trabalho. A ABD oferecerá troféus aos cinco primeiros lugares e fará divulgação do resultado nos mais destacados veículos do ramo da arquitetura e decoração e nos canais de comunicação da Associação. Para a coordenadora do CST em Design de Interiores da Instituição, Débora Battastini, "o fato de uma egressa chegar à final de uma premiação de nível nacional evidencia a qualidade do ensino ofertado. Além da competência dos nossos alunos, isso demonstra que estamos trilhando um caminho de acertos. Vamos torcer muito pela Francielle", salienta.
Para mais informações sobre o projeto de Francielle Drechsler Machado, que poderá ser premiado, segue abaixo entrevista com a egressa.
Ulbra - Na sua opinião o que possibilitou que você fosse finalista do 19º Prêmio ABD Novos Talentos?
Francielle - Acredito que fui selecionada para ser finalista porque, primeiramente, cumpri com todos os critérios estabelecidos pela ABD na entrega do material. Além do mais, fiz o meu trabalho com muita dedicação e empenho, alterei várias vezes seguindo as orientações do professor Rodrigo Allgayer.
Ulbra - Quais são os critérios utilizados para a seleção?
Francielle - Os principais critérios para a seleção foram: construção do Briefing (avaliação da criatividade e conceito do projeto), técnica (uso das normas da NBR), criatividade, utilização do espaço e especificações de materiais adequados.
Ulbra - O que representa para você ser selecionada?
Francielle - Para mim foi uma feliz surpresa, porém algo muito desejado por mim desde o início. Como estou no início de minha carreira, isso traz riqueza para meu currículo, acrescenta no meu aprendizado e, principalmente, uma oportunidade de mostrar meu trabalho e minha capacidade.
Ulbra - No que consiste seu projeto?
Francielle - O projeto consiste em um apartamento de planta livre, ou seja, sem divisões internas, com 70m², situado em Porto Alegre, que foi planejado para uma cliente que tem características nômades, se muda constantemente devido ao seu trabalho, daí veio o título do trabalho Nômades Urbanos.
Todo o trabalho foi desenvolvido de acordo com raízes indígenas da cliente, foram extraídos o caráter efêmero, das ocas indígenas, destinadas a durar no máximo cinco anos, construção de espaço integrado e livre, não possui pilares ou divisões, e as pinturas tribais, com o intuito de diferir povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e até mostrar o estado civil, os desenhos são caracterizados geralmente por uma repetição de figuras geométricas e arabescos e as cores utilizadas são as primárias. Com base na planta e no perfil do cliente, o projeto de interiores propõe conceitos como: modularidade, para que o projeto seja funcional e de rápida montagem; flexibilidade, móveis que não têm apenas uma função, mas que possam ser flexíveis e assumir outras configurações; e efemeridade, para que a cliente possa carregar consigo sua mudança de maneira rápida e reconstruí-la em outra residência com facilidade.
Ulbra - De que maneira o ensino ministrado em sala de aula contribuiu para tua chegada à final do evento?
Francielle - O curso superior me deu base para as técnicas e conceitos ergonômicos e funcionais do projeto, principalmente a disciplina do PROTEC, nas quais podíamos treinar todas as etapas. As orientações dos professores em cada trabalho e, também, as contribuições nas bancas finais me auxiliaram para que eu chegasse até esse momento e, inclusive, tirar nota máxima no PROTEC
André Bresolin
Jornalista
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
12
NOVUlbra Xperience 2024 Enchente de maio é tema de pesquisas do Salão de Extensão -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
09
NOVEsporte Ulbra Canoas sedia 6ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos