Produção Audiovisual
Curso orienta a elaboração de projetos para editais de audiovisual
Alunos e egressos participaram do curso oferecido gratuitamente
Um grupo de 30 alunos e egressos dos cursos da área de Comunicação Social da Ulbra Canoas participou, na última semana, de uma formação voltada aos editais de fomento ao audiovisual no Brasil. A atividade foi oferecida gratuitamente, nos dias 12 e 14 de janeiro, com carga horária total de seis horas/aula.
O curso foi ministrado por Augusto Bozzetti, que é formando em Produção Audiovisual na Ulbra, realizador com experiência na área de animação e autor de vários projetos viabilizados por meio de editais.
A formação teve como objetivo apresentar os principais mecanismos de fomento disponíveis no Brasil e discutir os editais que estão com inscrições abertas neste início de ano, esclarecendo desde questões burocráticas até os critérios usados na avaliação do mérito artístico das propostas.
Os alunos puderam compreender os perfis e as exigências de cada edital, a exemplo da necessidade ou não de ter empresa constituída com tempo mínimo de atuação na área, ou mesmo os tipos de produtos audiovisuais que os diferentes editais aceitam.
Alison Rodrigues, estudante de Jornalismo, avalia: "a oportunidade foi importantíssima. Admito que fui para o campus sem saber direito do que se tratavam os editais e pensando que fosse algo distante da nossa realidade, mas saí de lá pensando que pode ser uma ótima opção para quem quer empreender no audiovisual independente".
A egressa Renate Melgar, jornalista e produtora, também participou da formação e destaca que "no meio profissional do audiovisual levamos muito tempo para compreender os mecanismos dos editais e das leis de incentivo à cultura. No Rio Grande do Sul, especialmente, o mercado é bastante fechado e dificilmente encontramos alguém disponível para ensinar como funciona. Por isso os conhecimentos do curso fazem toda a diferença para quem está começando e pretende realizar seus próprios projetos".
Para Augusto Bozzetti, que sugeriu e propôs a realização do curso, a atividade superou as expectativas: "era pra ser algo simples, uma espécie de consultoria para ajudar alguns ex-colegas com interesse em participar dos editais do Fundo Setorial do Audiovisual. Pensei que teríamos dez interessados e já valeria a pena, mas para minha surpresa tivemos mais de 30 inscritos. Acabou virando um curso sobre produção e mercado audiovisual e foi muito gratificante ver a sala cheia mesmo nas férias acadêmicas".
Fonte: Gabriela Almeida
Notícias relacionadas
-
25
NOVReconhecimento à Pesquisa Alunas da Medicina da Ulbra homenageadas por trabalho sobre câncer de mama -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024
Últimas notícias
-
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience