Curricularização da Extensão
Docentes participam de encontro sobre curricularização da extensão
Diretora de Assuntos Comunitários conduziu evento no campus Canoas
Um encontro para elucidar a proposta do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE) sobre a curricularização da extensão no ensino superior foi realizado na tarde desta terça-feira, 12 de janeiro, no auditório do prédio 11 da Ulbra Canoas. A diretora de Assuntos Comunitários da Instituição, Simone Imperatore, conduziu o evento, que contou com a participação do vice-reitor, Ricardo Willy Rieth e do pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández. O pastor Vilson Regina, que compõe a equipe do NAD/NADI, abriu o encontro, discorrendo sobre o verdadeiro significado da palavra paz.
Após o momento devocional, uma saudação pelo ano que se inicia foi dada pelo vice-reitor, Ricardo Rieth. Ele lembrou que a partir do ano de 2009 a Ulbra passou a estruturar e organizar as ações extensionistas, que sempre foram uma realidade na Universidade. "O ponto inicial desta reorganização foi uma ação chamada Extensão na Sala de Aula. Os extensionistas visitavam as salas de aulas para apresentar as suas atividades a alunos e professores. A partir de então, outras ações vieram agregar a extensão universitária, colocando-a em um lugar privilegiado no ensino", disse.
As Instituições de Ensino Superior estão sendo desafiadas pelo PNE a repensarem suas concepções e práticas extensionistas e resgatarem o sentido estruturante da educação, da sua relação com o trabalho e suas possibilidades criativas e emancipatórias, através da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão-gestão. O Plano Nacional de Educação define, entre as suas metas e estratégias, assegurar no mínimo 10% do total de créditos curriculares exigidos nos cursos de graduação em programas e projetos de extensão universitária, até 2024.
Depois de resgatar a concepção de extensão ao longo da história do Brasil e de outros países da América Latina, Simone Imperatore esclareceu o conceito de extensão como processo acadêmico definido e efetivado em função das demandas sociais, políticas, econômicas e culturais da sociedade e da proposta pedagógica dos cursos, coerente com as políticas públicas e indispensável à formação cidadã, segundo o Fórum do Pró-reitores de Extensão (FORPROEX). "O primeiro desafio na Universidade é o aprendizado coletivo e a valorização daquilo que já é realizado na Ulbra", ressaltou a diretora. Por isso, a Ulbra está levando a todas as unidades do Rio Grande do Sul um amplo fórum para esclarecimentos e debates sobre o tema. No sentido de provocar um diálogo intrainstitucional e interinstitucional sobre a universalização da extensão, a Diretoria de Assuntos Comunitários está realizando reuniões com coordenadores acadêmicos de extensão, coordenadores de curso, jornadas de formação docente e reuniões com entidades representativas da sociedade organizada.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
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