Marco Antonio Jacobsen
Instituto Gente de Talento busca novos voluntários
Pastoral: ações terão continuidade junto à comunidade
Música e cidadania. Desde que começaram a aprender um instrumento, estes dois ingredientes fazem parte da vida de Sabrina e Mateus, alunos da oficinas de flauta e violão do Instituto Gente de Talento, no Bairro Guajuviras, em Canoas.
E este trabalho não é de hoje. Já em 2007, a ULBRA iniciou sua participação, através do pastor Paulo Brum, com a criação de um coral de crianças e adolescentes nos galpões de reciclagem nos bairros de Canoas. O trabalho cresceu. O grupo de voluntários promove atividades destinadas a crianças e adolescentes até hoje.
O terapeuta da Comunidade Luterana São Paulo (CELSP), Francisco Enir Lopes, participou ativamente dessa ação. “Na época, sugeri ao pastor Paulo Brum que incluisse também as crianças no coral, e não apenas os jovens, pois quanto mais cedo eles começarem na atividade, mais distante ficariam da marginalidade” destacou.
Para potencializar estas iniciativas surgiu, em dezembro de 2010, o Instituto Gente de Talento (IGT). Formado por profissionais liberais de várias áreas do saber, tem como principal objetivo captar pessoas preocupadas com a questão social e dispostas a contribuir como voluntários. O instituto vive de doações, sendo um seus principais apoiadores a CELSP.
Uma das assistidas pelos trabalhos é Regina Maria Soares, do bairro Guajuviras, em Canoas. Ela possui quatro filhos, que há dois anos freqüentam ao projetos do IGT, dentre eles, aulas de flauta e teclado. Para ela, a participação das crianças gera resultados positivos. “Tive um grande beneficio com meus filhos, que melhoraram muito seu comportamento e hoje são mais disciplinados”, comentou Regina.
O pastor da CELSP, Marco Antonio Meyer Jacobsen, participa ativamente das ações desenvolvidas desde 2008. No último ano recebeu Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2011, que é concedido a profissionais que lutam diariamente pela cidadania. O IGT está à procura de pessoas dispostas a atuarem como voluntários. “Estamos precisando de voluntários, principalmente de músicos, ou estudantes de música que atuem na área de coral ou percussão”, convida. Francisco, que também é acadêmico do curso de Teologia na ULBRA , lembra que os voluntários devem observar alguns requisitos. ”Quem deseja ajudar deve estar disposto a atuar com regularidade, mesmo que seja uma vez por mês. O instituto, para os projetos de música, precisa ainda de doações de materiais, como teclados, violões, flautas doce e até mesmo estantes para partituras.
Entre tantos voluntários, está a cirurgiã-dentista Margot Tietz, que já ministrou diversas palestras preventivas de saúde bucal, realizadas nos galpões de reciclagem de Canoas. Ela pode constatar como as crianças se sentiram agradecidas com as orientações recebidas. “O trabalho voluntário beneficia a todos que participam, além de ser gratificante poder ajudar pessoas com todo tipo de carência”, destacou Margot.
Em 2011, o Instituto Gente de Talento atendeu a 61 crianças em suas oficinas, foram promovidos também 12 momentos devocionais e 12 celebrações nos quais se trabalhou a questão da espiritualidade, envolvendo participação média de 25 pessoas por galpão de reciclagem. Foram realizados ainda 30 atendimentos odontológicos individuais e 36 atendimentos individuais de orientação jurídica.
Ciente da importância do trabalho social, o IGT espera por novos voluntários e colaboradores. “O grande propósito do Instituto é ser um mediador, colocando alguém que esteja à disposição para ajudar os beneficiados a usufruírem de conhecimento que possibilite crescimento e progresso” - destacou o pastor Marcos. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail gentedetalento.igt@gmail.com através do fone (51) 9109.5906.
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
12
SETRecursos Humanos Campanha do Setembro Amarelo estimula hábitos saudáveis -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras