Responsabilidade Social
Ulbra e programa comunitário são premiados pela responsabilidade social
CICS e Parceiros Voluntários entregam Prêmio Reconhecimento Empresarial
A Universidade Luterana do Brasil foi um dos nomes lembrados na entrega do Prêmio Reconhecimento Responsabilidade Empresarial, entregue nesta quinta-feira, 26 de novembro, durante café da manhã na sede da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS), promotora do evento juntamente com a unidade local da ONG Parceiros Voluntários. A Ulbra recebeu um dos troféus oferecidos às empresas e entidades de Canoas que estão engajadas com a questão social e que fazem deste comprometimento um dos pilares permanentes na busca por uma sociedade melhor.
A coordenadora de Extensão da Ulbra Canoas, professora Dalva Santana, recebeu o certificado destinado à Universidade como instituição solidária e o professor Flávio Moura recebeu o troféu e o certificado destinados ao programa comunitário Mantendo Sorrisos, realizado pelo curso de Odontologia nas escolas das redes pública e privada do município, com o foco de prevenção em saúde bucal das crianças e seus familiares.
O Programa
Com o Programa Mantendo Sorrisos, alunos e professores do curso de Odontologia prestam um serviço de atendimento odontológico gratuito para crianças de famílias carentes da cidade de Canoas. Através de atividades lúdicas e brincadeiras, os futuros dentistas realizam consultas de triagem e conscientizam estudantes da rede de educação básica do município sobre a importância da higiene oral para a prevenção de cáries, tártaros e outras doenças bucais de grande incidência nessa faixa etária.
O programa realizou cerca de 200 atendimentos semanais a crianças de 12 escolas, em 2015, por meio de gincanas educativas e aprendizagem sobre o cultivo de hábitos saudáveis e altamente recomendáveis para o desenvolvimento da dentição. Além disso, as crianças são multiplicadoras das informações aos seus familiares e amigos. Três professores e 20 alunos estão se revezando nas visitas às escolas, acompanhados de um aluno que já participou de uma etapa em semestre anterior e apoia na orientação aos universitários voluntários que aderem ao programa. Criado em 1999, somente em 2014 o programa contabilizou aproximadamente 6.400 atendimentos a crianças e adultos.
Para o professor Flávio Moura, "hoje, o que se destaca e é valorizado é a tecnologia dura, a informatização, os materiais e instrumentos utilizados pelos profissionais. Mas, paralelamente, essa parte básica, que é a lida com o atendimento preventivo em odontologia a relação com a comunidade, tem a mesma importância. A prevenção é a valorização da saúde, do bem-estar, ocorre justamente para evitar a doença, o desconforto". O programa motiva tanto os estudantes quanto as suas famílias. "Temos o feedback pelas escolas e nos realiza ver o impacto social que atingimos com este trabalho e dedicação", finaliza.
O Prêmio
Dezenas de empresários, representantes de entidades e participantes de programas de voluntariados compartilharam, durante mais de duas horas, um ambiente onde o agradecimento e a sensibilização em torno da responsabilidade social e empresarial estiveram em evidência. "Num momento em que o país discute e se choca tanto com a falta de ética das pessoas e das instituições, nós estamos aqui comemorando as ações realizadas em prol do bem da comunidade", ressaltou a presidente da CICS, Simone Leite. Já o representante da Parceiros Voluntários, Guilherme Borba, destacou a força da unidade da ONG no município e a relevância dos projetos premiados. "Vocês são pessoas que fazem a diferença."
A coordenadora geral da Parceiros Voluntários e vice-presidente Comunitária da CICS, Maria da Graça Galinatti Flach, também reforçou a importância do compromisso das empresas homenageadas. "O slogan do Prêmio deste ano -- Ser ou não ser, eis a questão -- é a mensagem que queremos passar aqui. A escolha é nossa. Podemos ser, ou não ser, alguém que toma atitudes, que faz algo pelo próximo, seja engajado em programas comunitários ou em ações individuais e isoladas. O sentimento que temos ao fazer parte do voluntariado é muito especial, energizante e contagiante", disse Chica, como é mais conhecida.
Rosa Maria Ignácio
Jornalista - Mtb 5785
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
11
JANSaúde Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos: cuidados essenciais
Últimas notícias
-
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience