Exposição
Casa, mostra e palestra são destaques na Semana da Mulher
Mostra Nem Tão Doce Lar trata da violência doméstica
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Porto Alegre abriu, na tarde de segunda-feira, 5.3, uma semana de atividades alusivas à data, comemorada em 8 de março. A instalação Nem Tão Doce Lar, a exposição Nísia Floresta - Uma Mulher à Frente de seu Tempo, ambas itinerantes, e palestras sobre violência doméstica são os destaques da agenda.
Uma casa de madeira em tamanho real compõe a instalação Nem Tão Doce Lar, montada até sexta-feira, 9.3, no térreo da Câmara. Criada pela Fundação Luterana de Diaconia, a obra representa um ambiente doméstico - com sala de estar, quarto do casal, quarto das crianças e cozinha -, onde, apesar da ordem aparente, é possível identificar sinais e provas de violência familiar. A montagem desta exposição tem a parceria da ULBRA Canoas, através da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.
A mostra Nísia Floresta – Uma Mulher à Frente de seu Tempo, criada pelo Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil de 2006, é outra atração. Os 16 painéis de fotos e textos contam a história da escritora, professora e precursora dos ideais feministas no Brasil. Nísia (1810-1885) nasceu em Papari, Rio Grande do Norte, mas, de 1833 a 1837, viveu em Porto Alegre. A visitação ocorre até 30 de março, das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16h30, às sextas-feiras.
A promotora legal popular Maria Guaneci de Ávila e a coordenadora do Ilê Mulher, Rosmarie de Castilhos, são as convidadas especiais do período de Comunicações Temáticas da sessão ordinária de quinta-feira (8/3), marcada para 14 horas no Plenário Otávio Rocha. Nas palestras, Maria e Rosmarie vão abordar o tema Dia Internacional da Mulher e a luta contra a violência doméstica.
PROGRAMAÇÃO
Segunda-feira (5.3)
14h30 – Abertura da exposição Nem Tão Doce Lar, organizada pela Fundação Luterana de Diaconia e ULBRA. Visitação até sexta-feira (9/3).
Quarta-feira (7.3)
14 horas - Abertura da exposição Nísia Floresta – Uma Mulher à Frente de seu Tempo, do Projeto Memória da Fundação Banco do Brasil. Visitação até 30 de março.
Quinta-feira (8.3)
Das 8h30 às 11h30 - Homenagem das vereadoras às funcionárias da Câmara, com entrega de cartilhas sobre direitos da mulher e bombons.
14 horas - Período de Comunicações sobre o tema 8 de Março: O Dia Internacional da Mulher e a luta contra a violência doméstica. No Plenário Otávio Rocha.
Sexta-feira (9.3)
11 horas – Ouvidoria da Câmara recebe solicitações, sugestões e reclamações da população, no térreo do Mercado Público de Porto Alegre.
17 horas – Distribuição de cartilhas sobre os direitos da mulher na Avenida Azenha. Saída da Praça Isabel (entroncamento com a Avenida Princesa Isabel).
A Semana da Mulher conta com apoio da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), das vereadoras Fernanda Melchionna (PSOL), Maria Celeste (PT) e Sofia Cavedon (PT) e da ULBRA. Todos os eventos têm entrada franca. A Câmara fica na Avenida Loureiro da Silva, 255.
(Texto - Claudete Barcellos - CMPA )
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024