Editora da Ulbra
Os 25 anos do curso de Odontologia da Ulbra são contados em livro
Da criação de um novo modelo de odontologia à inserção na comunidade
A Editora da Ulbra, associada à Câmara Rio-grandense do Livro, organizadora do evento, está presente na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre até 15 de novembro. Nesta edição, a banca da Editora está no eixo central da Feira, na Rua Sete de Setembro, nº 48. Nesta sexta-feira, 13 de novembro, será lançado o livro 25 Anos do Curso de Odontologia da Ulbra: consolidando mudanças, construindo perspectivas, de Ricardo Prates Macedo, Adair Busato e Cleonice da Luz. A sessão de autógrafos ocorre a partir das 17h, na Praça de Autógrafos.
Os autores relatam na apresentação da obra que, em 1989, nasceu a ideia de um novo curso de Odontologia na Grande Porto Alegre a partir dos seguintes questionamentos: "por que tantas pessoas perdem os dentes mesmo sempre indo ao dentista? Faltam dentistas ou o modelo de odontologia praticada tem fracassado completamente?". Diante dessa discussão ferrenha entre os conservadores e os que defendem uma nova odontologia, nasceu o curso de Odontologia da Ulbra, que teve sua aula inaugural no ano de 1990. Em 41 turmas abertas, já se formaram 1.989 profissionais na graduação. Em 1994, iniciaram os programas de especializações; em 1996, o mestrado; e, em 2006, o doutorado em Odontologia, com uma proposta inovadora no sentido da formação integral e fundamentalmente voltado para a formação de pesquisadores comprometidos com realidades sociais críticas e capazes de intervir em mudanças de modelos de atuação e atenção.
O curso realiza uma média de 35 mil atendimentos ao ano. Atende também aos alunos, professores e funcionários no Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Odontologia. Mais recentemente, ampliou sua atividade para a odontologia hospitalar, com os alunos atuando no Hospital Universitário, localizado no campus, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais. A presença do curso é marcante junto à comunidade, nas Unidades Básicas de Saúde, em Canoas, construindo o conhecimento de realidades e vivendo as experiências em diferentes campos, como farmácia popular, atenção à gestante, cuidado com idosos e adolescentes, preparando os nossos futuros profissionais para uma atuação segura e voltada para o conceito "Aqui se cuida de gente e não só de dentes".
O livro contém um agradecimento aos que, com seu trabalho e dedicação, escolheram a Ulbra em algum momento, visando, com seu conhecimento e sua experiência, ajudar a construir este mundo de harmonia e beleza: o sorriso humano.
O reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, faz o Prefácio do livro. Ziemer enaltece a iniciativa do curso de Odontologia ao produzir a obra para comemorar seus 25 anos. "É uma oportunidade ímpar para o leitor, através de uma linguagem simples e que cativa do início ao fim, conhecer o universo da Odontologia, sua história e seus desafios para o futuro. O livro aborda uma trajetória marcada pela dedicação abnegada de pessoas, especialmente os funcionários, coordenadores, professores e alunos, que desde o início tiveram a preocupação de qualificar o curso em todos os seus aspectos: infraestrutura de qualidade, pessoal com competência, projeto pedagógico inovador e ambiente de aprendizagem que se pauta pela construção coletiva do conhecimento."
Rosa Maria Ignácio
Jornalista - MTB 5785
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras