Publicação internacional
Estudo da Ulbra é destaque em jornal internacional
Pesquisa foi desenvolvida pelo grupo Biomatter - P&D
O grupo de pesquisa Biomatter -- P&D e Inovação de Biomateriais, do Programa de Pós-graduação em Genética e Toxicologia Aplicada (PPGGTA) da Ulbra Canoas, teve recentemente um artigo publicado internacionalmente, no Journal Science Tissue & Enginering. O artigo Properties of Hydrochloric Chitosan Solutions Modified With NanoCalcium Phosphate Complex trata sobre a adição de fosfato de cálcio a sais de quitosana e a criação de um complexo com nanocerâmicas.
O professor Dr. Eng. Luciano Pighinelli, que está à frente do grupo de pesquisa reforça que, além de ser um estudo de relevância internacional na área, também demostra o potencial de conhecimento científico que a Ulbra possui na área de biomateriais "que se apresenta incipiente no Brasil", observa o professor pesquisador.
O grupo Biomatter tem como integrantes o professor Dr. Eng. Luciano Pighinelli, o mestrando em Engenharia de Materiais, Fernando Guimarães, a graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária, Gabrielle Zanin, e graduando em Engenharia Química, Luan Rios Paz.
*Um breve resumo do artigo Properties of Hydrochloric Chitosan Solutions Modified With NanoCalcium Phosphate Complex.
A própria natureza utiliza materiais como a celulose para proporcionar a estrutura de plantas, como a quitina para o exoesqueleto de insetos e moluscos, colágeno para suporte mecânico em tecidos conjuntivos e assim por diante.
Atualmente, a situação socioeconômica do mundo moderno tem despertado o interesse em materiais renováveis para usar em medicina regenerativa. A composição de quitosana e / ou fosfatos de cálcio são derivados a partir da junção de dois ou mais materiais diferentes, contendo materiais orgânicos e inorgânicos, incluindo as características de ambos os materiais, tais como bioatividade, biodegradabilidade e biocompatibilidade com tecidos humanos.
As características químicas da quitosana com nano complexo ?-TCP / Hap mostraram que ambos os componentes orgânicos e inorgânicos existentes no material mostram uma boa estabilidade na formação de nanocerâmica nas soluções de sal de quitosana. Todo complexo demonstrou também por potencial zeta um novo método de preparação de nanopartículas de fosfatos de cálcio na solução de quitosana a partir de fosfatos de cálcio comercial de tamanho micro. Estes materiais podem ser utilizados no futuro como uma base para a produção de biomateriais para aplicações em medicina regenerativa.
Tags
Notícias relacionadas
-
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
05
SETPós-graduação PPGECIM participa de Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva -
11
JULPPGOdonto Cirurgiã-dentista gaúcha assume vaga na Universidade de Iowa -
10
JULPPGProSaúde Aula inaugural trará desafios para a promoção da saúde
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras