Seminário
I Seminário de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência
Evento promove a reflexão sobre os paradigmas da empregabilidade
Foi realizado nesta quinta-feira, 05 de novembro, na Ulbra Canoas, o I Seminário de Empregabilidade para Pessoas com Deficiência. Do Direito à Oportunidade -- As Perspectivas sobre a Empregabilidade das Pessoas com Deficiência constitui-se no tema do encontro, que foi organizado pela Escola de Gestão e cidadania do Instituto Canoas XXI, junto à Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Canoas (Sine) e a Universidade.
Na abertura das atividades estiveram presentes o diretor presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Juarez Santinon; representando a vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo, o presidente do Instituto Canoas XXI, Celso Pitol; a diretora técnica da Faders, Marilu Pereira; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, Valoir Mendes; a secretária da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência de Canoas, Rafaela Zappas; e o diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito. O dirigente da Instituição destacou que há muitos anos a Ulbra atua de forma ativa na promoção de políticas de acessibilidade para as pessoas com deficiência. Ele também enalteceu o propósito do evento. "Concordo plenamente com aqueles que afirmam que a acessibilidade não deve ser promovida apenas por causa da determinação de uma lei, mas pela responsabilidade de todos os integrantes da sociedade em aceitar, respeitar e conviver com as diferenças", enfatizou Erivaldo.
Painéis, mesas-redondas e a apresentações de cases compuseram o evento, que teve como objetivo promover a reflexão sobre os paradigmas da empregabilidade das pessoas com deficiência, abordando os dispositivos legais, o cenário atual e as perspectivas sobre o acesso ao mundo do trabalho das pessoas pertencentes a esse segmento profissional. Antes do início dos debates, um grupo de teatro da Associação Legato fez a uma apresentação que constituiu-se em uma versão reduzida de um espetáculo de circo, que enfatizou o respeito as diferenças para garantir a inclusão no mundo do trabalho. A associação é uma entidade que visa à inclusão através da arte.
Os Princípios Legais sobre a Empregabilidade da Pessoa com Deficiência constituiu-se no primeiro painel do seminário. A atividade teve como painelistas a auditora fiscal da Superintendência Regional do Trabalho, Ana Maria Machado da Costa, e a integrante do SESI, Liza Cenci, e como mediador, o representante da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência, Eri Domingos da Silva.
André Bresolin
Jornalista
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes