Fonoaudiologia
Trabalho do curso de Fonoaudiologia é premiado em congresso da área
Terceira colocação foi obtida na Campanha da Linguagem
Um trabalho produzido na disciplina de Linguagem Oral e Escrita -- Avaliação e Terapia associada com o projeto de extensão Promoção e Educação da Saúde para População das Escolas da Ulbra, do curso de Fonoaudiologia do campus Canoas, foi premiado no 23º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, realizado de 14 a 16 de outubro, na cidade de Salvador, Bahia. A terceira colocação foi obtida na Campanha da Linguagem, no evento que teve a promoção da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).
O trabalho premiado teve como propósito divulgar tanto a importância da linguagem para a integração do indivíduo como a atuação do fonoaudiólogo nesta área. As ações foram elaboradas e desenvolvidas pela professora titular da disciplina, Viviane Pasqualeto, junto com suas alunas. A docente e as estudantes criaram atividades relativas à divulgação do desenvolvimento normal de linguagem; divulgação das alterações de linguagem em criança com Síndrome de Down, destacando a atuação do fonoaudiólogo no estímulo de crianças com essa síndrome; explicação da Afasia e orientações aos familiares de pacientes afásicos; e a importância do fonoaudiólogo na intervenção do paciente com mal de Alzheimer, bem como orientações para auxiliar a rotina desse paciente. "Distribuímos panfletos em forma de marcadores de livros no campus Canoas, no Hospital Universitário e nas Escolas da Ulbra, São Marcos e Paz. No ambiente escolar fizemos oficinas lúdicas de estímulo de linguagem, atividades informativas através de teatro com a interpretação das alunas extensionistas e teatro de fantoches", explicou Viviane.
A aluna da Fonoaudiologia da Instituição, Djeniffer Santos, esteve presente ao evento e recebeu a premiação, representando a Ulbra. A professora Viviane Pasqualeto explica as razões que levaram o trabalho a obter a terceira colocação em nível nacional. "Conseguimos a premiação pela diversidade de ações e atividades, além de termos várias alunas da graduação envolvidas", salientou com orgulho a docente.
André Bresolin
Jornalista
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes