Débora Quaresma
Débora Quaresma: design na economia solidária
Coordenadora conjuga Design de Moda e Gestão de Negócios
A cada dia surgem mais Organizações Não Governamentais (ONGs) cujo propósito é beneficiar, de alguma forma, comunidades e pessoas carentes. Essas entidades têm atuado nos mais diversos segmentos, sendo inclusive, objeto de estudo. Um exemplo bastante peculiar foi relatado pela coordenadora de Design de Moda da ULBRA, Débora Maria Quaresma, em seu artigo de conclusão do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios, realizado na Universidade.
Débora teve como propósito analisar, através de um estudo de caso, a gestão de um empreendimento solidário de moda, em contraste com o modelo tradicional de gestão de negócios. A entidade observada pela docente está localizada no Rio de Janeiro e capacita mulheres de uma favela para que elas consigam desenvolver uma coleção de moda, desde o início da criação até a entrega final do produto. “Meu objetivo era compreender se a realidade do cotidiano interfere de alguma forma no processo de criação e nos produtos que essas mulheres conseguem realizar”, comentou Débora. A professora da ULBRA foi à capital carioca, visitou a entidade, conviveu diariamente durante um período com as alunas, onde pôde constatar a participação destas em várias etapas, como oficinas e workshops.
Segundo Débora, as participantes passam por um período de capacitação de dois anos, na qual socializam idéias e trocam experiências. “As alunas conseguem compreender a importância do design de moda e do empreendedorismo”, enfatizou a docente da ULBRA. O trabalho desenvolvido diariamente foi tão proveitoso que proporcionou a elas desfilar sua coleção no maior evento de moda da região, o Fashion Rio. A análise realizada para a construção do artigo foi feita em cima de um empreendimento de moda que é baseado na economia solidária, que compreende a autogestão, cooperação, solidariedade e empreendedorismo. A ONG analisada já foi premiada pela ONU e o artigo de Débora teve a orientação da coordenadora do Trabalho de Conclusão de Curso de pós-graduação da Universidade, Selma França da Silva Costa.
Ao final de seu trabalho, Débora pode concluir que é de grande importância o período de convivência das mulheres carentes na ONG, pois assim elas ficam afastadas de mazelas que estavam anteriormente sujeitas, como a violência, por exemplo. A iniciativa promovida pela entidade permite a essas mulheres capacitar-se, gerando renda, o que é, em última instância, o objetivo principal na economia solidária. O artigo da docente da ULBRA foi publicado em um dos maiores portais especializados em moda no Brasil, chamado de EnModa.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024