Projeto Convivendo
Professor Gaspar e o cão Alemão na Escola Especial Concórdia
Uma lição de amor que ignora qualquer preconceito
Os alunos da Escola Especial Concórdia da Ulbra ficaram emocionados e alvoroçados na tarde desta terça-feira, 20 de outubro. A emoção ficou por conta da visita do professor de Libras do curso de Letras da Ulbra, Gaspar Scangarelli, e do seu cão Alemão, que é surdo como o seu dono. Durante a tarde, os alunos fizeram diversas perguntas, sempre impressionados com o cão, que possui a mesma deficiência que eles. Primeiro, ficaram intrigados. Depois, pediram provas da surdez de Alemão. Ao comprovarem que o cão era realmente surdo, sentiram ainda mais carinho pelo animal.
Em Língua Brasileira de Sinais, o professor lembrou que desde a infância brincava com a família, também surda, em ter um cão surdo. A brincadeira se tornou realidade no último dia 3 de setembro, quando Gaspar adotou o Alemão. A data não poderia ser outra. O Setembro Azul é um mês especial para os surdos do mundo todo. No Brasil, é um mês em que se comemoram as conquistas e lutas pelos direitos dos surdos. Em 1º de setembro de 2010, foi regulamentada a Lei nº 12.319, para a profissão de Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais. No dia 10 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Língua de Sinais, pois, nesse mesmo dia, em 1880, as línguas de sinais foram proibidas no Congresso de Milão. Mas,principalmente, o nome do movimento Setembro Azul é alusivo ao Holocausto, pelo fato de os surdos terem sidos marcados com uma fita azul pelos nazistas, que os separavam das outras pessoas.
Em setembro, o professor Gaspar encontrou o cão de suas brincadeiras de infância. Alemão, como agora é chamado, tinha sido adotado, mas foi abandonado quando a família soube que ele era surdo, em razão do preconceito, justifica o professor. "As pessoas querem ter filhos normais, cachorros normais. Querem consertar o surdo. O meu cachorro surdo é feliz e eu também. Deus não fez pessoas deficientes, fez pessoas diferentes", diz o professor. Em aproximadamente um mês Alemão já obedece pelos sinais oficiais de Libras aos comandos de Gaspar.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Notícias relacionadas
-
25
NOVReconhecimento à Pesquisa Alunas da Medicina da Ulbra homenageadas por trabalho sobre câncer de mama -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024
Últimas notícias
-
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience