Expoulbra
Jovens pesquisadores invadem a Ulbra
Estudantes de escolas da Ulbra e de outras instituições expõem trabalhos
A cada ano a Expoulbra cresce e traz para o campus Canoas novas pesquisas e trabalhos desenvolvidos não só por alunos e universitários da Rede de Escolas da Ulbra, mas também de outras instituições de ensino. Na quarta-feira, 21, iniciam a II Mostra de Ciências e Inovação e o III Salão de Iniciação Científica Júnior.
Neste ano, pela primeira vez a Mostra de Ciências e Inovação, voltada para o Ensino Fundamental, terá trabalhos da Educação Infantil, envolvendo, nas áreas da ciência e da pesquisa, crianças que estão nos primeiros degraus de sua formação. Dos 15 trabalhos inscritos, quatro são da Educação Infantil. A Mostra, que está em sua segunda edição, também terá a participação de alunos do Centro Universitário de Manaus, sendo estes os primeiros de fora do Rio Grande do Sul a participarem deste evento. Os trabalhos estarão expostos no Saguão do Prédio 14, a partir das 14h.
Já o III Salão de Iniciação Científica Júnior reunirá 34 trabalhos desenvolvidos por estudantes da rede Ulbra e de escolas públicas e particulares do Estado. Para esta edição, o evento registrou um aumento no número de participantes e, a novidade, é a parceria com a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, na cidade de Novo Hamburgo. Os melhores trabalhos premiados no Salão serão apresentados na próxima edição da Mostratec. Os trabalhos do III Salão serão expostos no Prédio 14, salas 143, 144 e 145, a partir das 14h.
Soraia Girardi Bauermann, da coordenação de Pesquisa da Unidade Canoas, está muito otimista em relação aos eventos, tanto pela qualidade dos trabalhos que serão apresentados, como pelo aumento de participantes, inclusive de outros estados. Para ela, um dos grandes destaques da Expoulbra 2015 é a participação de alunos da Educação Infantil. "Este é um passo grande para a formação científica, pois, desde pequena, a criança já tem o contato com o mundo da pesquisa e da ciência", diz, ao reforçar que este contato instiga a curiosidade e abre portas para novos estudos e descobertas.
Laira Souza
Jornalista: MTb 11.610
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras