Cidadania
Alunos da Ulbra levam mantimentos e brinquedos para desabrigados
Mais de 800 quilos de alimentos, roupas e brinquedos foram entregues
Um grupo de estudantes do curso de Odontologia da Ulbra Canoas realizou doações na tarde desta sexta-feira, 16 de outubro, para as pessoas que estão abrigadas no Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre. Aproximadamente 800 quilos de alimentos, roupas e brinquedos foram entregues para as vítimas da enchente do Lago Guaíba. Os desabrigados da Ilha Grande dos Marinheiros precisaram deixar as suas casas e a escola que estava sendo utilizada como abrigo provisório, mas que também foi tomada pela água. O coordenador do curso, Adair Busato, acompanhou a operação de entrega dos mantimentos.
Toda a coleta de doações foi organizada pelo Centro Acadêmico, durante a Semana Acadêmica do curso. Nesta tarde, o presidente do CA, Paulo Klant, coordenou a ação de auxílio aos desabrigados. Para Busato, a atitude dos estudantes é o reflexo do conceito comunitário da Ulbra. "É um ato de cidadania que vai ao encontro do lema do curso de Odontologia. Nossos alunos conhecem a importância do espírito coletivo e a Ulbra é uma instituição que se preocupa com a comunidade, que forma cidadãos", afirma o coordenador. "Aqui não se cuida só de dente, se cuida de gente", finaliza Busato, com o lema do curso.
A estudante do quinto semestre de Odontologia, Alana Bortolini, disse que este foi o primeiro grande projeto social realizado pelo Centro Acadêmico. Mas outras ações serão realizadas no sentido comunitário.
Alunos da Medicina também arrecadaram donativos
Sensibilizados com os moradores de Canoas, que ficaram desabrigados e foram atingidos pelas fortes e intensas chuvas que assolaram a região, estudantes do sétimo semestre do curso de Medicina da Ulbra Canoas promoveram uma coleta de alimentos, roupas, toalhas, produtos de higiene e de limpeza. Em dois pontos distintos do campus os alunos mobilizaram-se para receber as doações. Os acadêmicos contaram com o apoio dos calouros e também de colegas da graduação de outros semestres. Todo o material arrecadado até às 14h30min desta sexta-feira, 16 de outubro, foi entregue na Defesa Civil de Canoas. A coordenadora do curso, Miriam Silveira Heine, também participou da ação. "Ao promover essa coleta, nossos alunos mostram que são pessoas comprometidas, sensíveis e que entendem a dimensão dos problemas que estão afetando nossa comunidade", ressaltou a docente. A ação foi capitaneada pelas alunas Vanessa Ferrari Wallau, Beatriz Ritter e Bárbara Titoni.
Estudante do curso de Psicologia realiza mobilização
Ciente da necessidade de prestar auxílio às pessoas atingidas pelos temporais dos últimos dias, a aluna do sétimo semestre do curso de Psicologia, Claudia Rocha, resolveu fazer a sua parte. Moradora de Glorinha, ela arrecadou donativos no município em que reside, mas também em Santo Antônio da Patrulha, Gravataí e entre seus colegas de graduação. "Deixei pontos de coletas nas três cidades para arrecadar donativos e brinquedos para as crianças. Consegui coletar doações com colegas da graduação aqui no campus Canoas. Domingo vou entregar as doações no Ginásio Tesourinha, em Porto Alegre", afirmou sorrindo a estudante.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
André Bresolin
Jornalista
Assista ao depoimento do acadêmico Paulo Klant, presidente do Centro Acadêmico do Curso de Odontologia da Ulbra Canoas.
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras