Anderson Wrublewski
Educação nas Organizações: atividade em expansão
Das bancas acadêmicas para o mercado de trabalho
No mundo em que vivemos empresas e organizações têm buscado o chamado desenvolvimento sustentável, pois o lucro só é bem visto quando não causa prejuízos ao meio ambiente. Para isso são contratados gestores e/ou executivos especializados no assunto.
Entretanto, para equacionar esse tipo de problema, nem sempre é preciso gastos elevados. Às vezes a solução pode vir do meio acadêmico e inclusive os discentes podem dar uma grande contribuição. Um bom exemplo vem do aluno do curso de Educação nas Organizações da ULBRA Canoas, Anderson Luis Wrublewski, que ingressou na Universidade através do Prouni. Com apenas 21 anos de idade, Anderson teve seu destino profissional modificado ao apresentar seu trabalho de conclusão de curso (TCC).
O projeto de Anderson consistia em desenvolver um trabalho de educação e gestão ambientais, lastreado por uma visão ambientalista e educativa, com base em 11 empresas por ele pesquisadas. Uma colega de aula assistia a apresentação de Anderson e disse que a empresa onde ela trabalhava estava buscando alguém para atuar justamente no tema do seu TCC. Anderson foi contratado ainda durante seu período acadêmico para integrar a Mecasul, concessionária de veículos pesados. Durante os primeiros quatro meses na empresa, implantou o projeto de seu TCC, desempenhando a função de multiplicador de qualidade ambiental, o que acabou contribuindo para que fosse obtido o grau máximo da certificação dado pela Mercedes Benz.
Para Anderson, a opção acadêmica escolhida por ele está fundamentalmente voltada para a gestão de pessoas, além de trabalhar o relacionamento interpessoal. “No curso aprendemos de que maneira atuamos para capacitar colegas, a fim de que eles venham a aderir aos propósitos da empresa, bem como os novos conhecimentos”, comentou. Enquanto realizava seu trabalho de conclusão, o então acadêmico recebia orientação da professora Marlene Fernandes, que também é coordenadora de atividades de Pedagogia e Educação nas Organizações. Para Marlene, além da dedicação de Anderson, o aluno teve êxito porque pesquisou um tema significativo. “É preciso desafiar os discentes a pesquisarem temas com significado acadêmico e social”, enfatizou.
Dia 14.01 deste ano Anderson graduou-se em Educação nas Organizações pela ULBRA e apesar da pouca idade, o egresso deixa um conselho para quem deseja seguir esta atividade: “a área está em grande expansão e as empresas estão procurando e valorizando muito esse profissional”, afirmou.
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes