SET Universitário
Acadêmicos da Ulbra são premiados no SET Universitário
Universidade vence nas categorias Animação e Fotografia Jornalística
O curso de Comunicação Social da Ulbra Canoas ganhou dois prêmios no SET Universitário, concurso promovido anualmente pela PUC-RS com o objetivo de premiar e dar visibilidade à produção laboratorial realizada nos cursos de Comunicação. Os estudantes da Ulbra venceram na categoria Animação e Fotografia Jornalística.
Os alunos Kelvin dos Santos, Laís Rauber, Bruna Abreu, Rebecca Jubette e Jhonata Balafa foram vencedores na categoria Animação com o curta-metragem Liz e o Último Bandeide. A obra foi produzida na disciplina de Animação do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual, que é ministrada pelo professor James Zortéa, no segundo semestre de 2014. Os acadêmicos estavam então no último semestre do curso. O curta narra a história de Liz, uma menina que pensa poder consertar tudo com seus bandeides coloridos. A ideia nasceu da lembrança que Lais Rauber teve da infância, quando os bandeides coloridos a fascinavam. Laís foi uma das diretoras do filme. A ideia inicial foi ampliada para moldar a personagem Liz. "Estamos felizes e satisfeitos com o resultado do nosso trabalho e com o prêmio, que materializa a nossa dedicação e força de vontade", diz Kelvin, que fez parte da direção, criou storyboards, animou e editou o filme. O plano da turma é inscrever a animação premiada em outros concursos.
Clique aqui para assistir ao curta.
Fabrício Simões, aluno do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia, foi o vencedor na categoria Fotografia Jornalística, com um trabalho orientado pelo professor Antônio Sobral. O ensaio fotográfico produzido por Fabrício registra o trabalho do grupo Nau da Liberdade, coletivo de profissionais das áreas do teatro, dança, psicologia e enfermagem que desenvolve atividades artísticas e sociais junto aos pacientes do Hospital Psiquiátrico São Pedro. O grupo realizou uma viagem ao Rio de Janeiro, no ano passado, onde passou cinco dias no Hotel da Loucura, uma ala colorida no sombrio Hospital Psiquiátrico Nise da Silveira. Lá, os pacientes circulam livremente, moram, ajudam na administração, fazem teatro, dança, pintura e, em alguns casos, realizam passeios. "Fiquei satisfeito com a premiação e feliz por representar a Ulbra. Mas a minha maior felicidade é em poder, de alguma forma, contribuir com a luta diária das pessoas extraordinárias que formam o grupo Nau da Liberdade. Eles são muito maiores do que as fotos que fiz, merecem a atenção da sociedade e o respaldo do poder público para continuarem o seu trabalho. As atividades que realizam me fazem sonhar com um mundo melhor", emociona-se Fabrício. As fotos escolhidas para o SET Universitário foram feitas nas praias do Leme e Grumari.
Confira o ensaio fotográfico de Fabrício Simões. Clique aqui.
Em sua 28ª edição, o SET Universitário recebeu em 2015 um número recorde de trabalhos, envolvendo mais de cinco mil alunos de 21 universidades. A premiação foi realizada na noite do dia 30 de setembro, na Famecos.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Tags
Notícias relacionadas
-
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras -
03
ABRParceria de longa data Ulbra e Prefeitura iniciam organização da Semana do Bebê de Canela 2024 -
10
MARDia 30 de março Atuação do Biólogo será tema do primeiro Conversa no Museu
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras