Daniela Tomaz
20 anos e aprovação na primeira tentativa na prova da OAB
Formanda de apenas 20 anos é aprovada no Exame da OAB
No próximo dia 4 de fevereiro, quando for receber seu diploma de bacharel em Ciências Jurídicas no campus da ULBRA Canoas, Daniela Tomaz terá um motivo ainda maior para comemorar. Com apenas 20 anos, a formanda conseguiu um feito raro, ser aprovada no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – RS, na primeira vez que realizou a prova. Dos mais de 100 mil candidatos inscritos no último Exame da Ordem em 2011 apenas 24,5% foram aprovados e Daniela, apesar da pouca idade, faz parte desse seleto grupo.
Tamanha proeza fez com que a jovem estudante tivesse a sensação de realização, mas também de dever cumprido, pois ela dedicou-se muito, chegando a estudar nove horas diárias, entre cursinho preparatório e estudos individuais complementares. Além disso, frequentava regularmente as aulas na Universidade. Tal conduta vinha da ideia que ela deveria ser aprovada no Exame já na primeira tentativa. “Não fiz a prova só para ganhar experiência, como muitos fazem quando estão concluindo a graduação”, afirmou.
No 3º semestre, a jovem estabeleceu uma meta que levaria até o fim do curso, a aprovação no exame da OAB. Quando o assunto é estudo, disciplina e determinação sempre fizeram parte de sua conduta. “Pessoa sem foco acaba se dispersando”, salientou. O coordenador do curso de Direito da ULBRA Canoas, Maurício Cruz - na foto com Daniela, corrobora o pensamento da aluna. “O exemplo da jovem confirma que alunos com dedicação, esforço e que souberem aproveitar as ferramentas oferecidas pela Universidade terão plenas condições de aprovação”, comentou. Para ele, o sucesso da formanda representa o êxito do projeto pedagógico do curso de Direito.
Ainda não é possível precisar se Daniela é a mais jovem aprovada na prova da OAB em todo Brasil, pois o Conselho Federal da OAB não tem um levantamento nacional para confirmar essa informação. Entretanto, para quem sempre se dedicou aos estudos, a vitória mais recente apenas encerra um ciclo. A próxima etapa já está devidamente traçada: no início de fevereiro, Daniela começa um cursinho preparatório para concursos, pois ela pretende ser defensora pública. Ainda no mesmo mês, inicia também um programa de pós-graduação/ especialização em Processo Civil. Seja qual for o caminho escolhido por Daniela, sua determinação deve levá-la ao êxito e de forma bem rápida.
Texto: André Bresolin
Foto: Luiz Munhoz
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema