Dia da Responsabilidade Social
Sábado foi o Dia da Responsabilidade Social
Ulbra ofereceu serviços à comunidade do bairro Guajuviras, em Canoas
A Ulbra realizou no sábado, 19 de setembro, no Colégio Estadual Maria Jussara Polidoro, no bairro Guajuviras, o Dia da Responsabilidade Social voltado à comunidade de Canoas. Das 9h às 16h, os moradores do bairro tiveram acesso gratuitamente a diversos serviços oferecidos pelos cursos de graduação da Ulbra Canoas. A iniciativa é da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
A chuva não atrapalhou o público que compareceu em bom número para realizar avaliações odontológicas, verificação de pressão e glicose, consultas jurídicas, orientações sobre saúde, serviços de beleza, atendimento veterinário, além de acompanhar apresentações culturais entre outras opções disponibilizadas.
Na abertura das atividades, o diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz Brito, agradeceu o acolhimento da comunidade e destacou a importância de aproximar o meio acadêmico e os alunos das comunidades onde a Universidade está inserida. Na sequência, foi realizada uma apresentação de dança do grupo Down-up do Centro de Estudos da Atividade Motora Adaptada (CEAMA) e uma aula de ritmos promovida pelo curso de Educação Física.
Aluno do 1º ano do Ensino Médio da escola, Kelvin de Souza visitou o espaço da Engenharia Mecânica. Interessado na área, ele aprovou a iniciativa que o fez se aproximar da sonhada profissão. "Achei muito legal ter esse contato com o maquinário e tirar algumas dúvidas com o professor. Espero ter a oportunidade de seguir essa carreira."
Convidada por sua filha, Marlene Silva de Lima aproveitou o Dia da Responsabilidade Social para verificar a pressão, fazer uma avaliação odontológica e também cuidar do visual. "Fiz uma limpeza de pele e também cuidei das unhas com a manicure. Agora vou chamar o resto da família. Esses eventos deveriam ser mais frequentes", avalia.
O Dia da Responsabilidade Social também é uma ótima oportunidade para os acadêmicos colocarem em prática o que aprendem nas salas de aula. E no caso de dois alunos do curso de Matemática, a experiência foi ainda maior. Beto Lopes e Lauri Wrasse são alunos da modalidade EAD dos polos de São Jerônimo e Novo Hamburgo, respectivamente. Para eles, o maior desafio é apresentar ao público a matemática de uma forma divertida, desmistificando a disciplina como algo difícil e que as pessoas evitam. "Aqui no nosso espaço, mostramos, através de jogos, como a matemática pode ser divertida e como ela é essencial nas nossas vidas", relata Beto. "Muitas pessoas passam por aqui e não querem entrar por se tratar de um espaço da matemática. Quando mostramos pra elas outras formas de ver a matéria, elas gostam e acabam voltando para brincar novamente", destacou Lauri.
O Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior foi criado em 2005 com o propósito de estabelecer uma ponte entre os setores acadêmicos privado e público com a comunidade geral. Tem como missão, pensar em uma atividade capaz de mobilizar e de sensibilizar as instituições de ensino superior (IES) para discutir internamente o tema Responsabilidade Social e sugerir ações efetivas, como forma de dar visibilidade às IES e aos seus programas e projetos, além de beneficiar diretamente a comunidade onde essas IES estão inseridas.
Rodrigo Guerin - MTB 16.499
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras