PPGODONTO
Pesquisa sobre cárie em crianças de Canoas é destaque em Portugal
Análise epidemiológica utilizou dados de pesquisa em odontopediatria
O trabalho intitulado Análise Espacial da Cárie Dentária em Pré-escolares do Município de Canoas foi considerado como Melhor Poster, durante o I Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa (GeoSaúde 2014) - A Geografia da Saúde no Cruzamento de Saberes, realizado na Universidade de Coimbra, Portugal, de 21 a 24 de abril. O poster resulta de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Odontologia da ULBRA, é de autoria da doutoranda Mariane C. Priesnitz, que teve participação dos professores doutores Paulo Floriani Kramer e Maria Pereira.
Confira a entrevista com Mariane:
Por que você decidiu participar do evento? Qual a importância dele para a área da saúde?
Mariane - "Nossa pesquisa de doutorado visa entender a distribuição da cárie dentária em pré-escolares do município de Canoas, assim como a associação de fatores contextuais nesse desfecho. Assim, decidimos participar do I Congresso de Geografia da Saúde dos Países de Língua Portuguesa (GeoSaude 2014) por ser um evento internacional que priorizava a nova visão epidemiológica, na qual se busca o entendimento do território no processo saúde-doença da população".
O trabalho apresentado em poster foi desenvolvido de que forma no PPGOdonto?
Mariane - "O que motivou o desenvolvimento desse trabalho foi à necessidade de conhecer a distribuição espacial da cárie dentária em pré-escolares no município de Canoas -- RS. Esse interesse surgiu através da análise de estudos epidemiológicos do Grupo de Pesquisa em Odontopediatria da ULBRA, liderado pelo professor doutor Paulo Floriani Kramer e pelo professor doutor Carlos Alberto Feldens, que buscam observar as associações e correlações com os fatores culturais, socioeconômicos, comportamentais e demográficos vinculados com o processo saúde-doença das populações.
Em função da existência de poucos estudos na odontologia com a aplicação de análises espaciais, essa pesquisa tornou-se interdisciplinar e interinstitucional. O seu desenvolvimento, com apoio da FAPERGS e Capes, envolveu professores pesquisadores e alunos de diferentes instituições do Brasil e de Portugal.
Através do Programa de Doutoramento com Estágio no Exterior (PDEE), da Capes, realizou-se parte da análise dos dados no Centro de Recursos Natural e Ambiente (CERENA) do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (IST-UTL), centro de referência em geoestatística. O estágio, com seis meses de duração, foi possível pela disponibilidade de orientação da professora doutora Maria João Correia Colunas Pereira. Nesse período foram realizadas as análises espaciais e geoestatísticas".
Como foram escolhidas as crianças participantes - uma escola, um bairro, faixa de idade? Quantas crianças foram avaliadas? Quando foi realizado o trabalho?
Mariane - "As informações utilizadas nesse estudo originaram-se de um levantamento epidemiológico da saúde bucal de pré-escolares, do município de Canoas, realizado em 2010, que incluiu todas as escolas municipais de educação infantil, realizado pelo Grupo de Pesquisa em Odontopediatria da ULBRA Canoas. Foram examinadas 1.316 crianças".
Resuma o que trata o trabalho e os resultados obtidos. De alguma forma, o resultado será aplicado em programa de saúde do município de Canoas?
Mariane - "O trabalho teve como objetivo verificar a distribuição da cárie dentária em pré-escolares de Canoas. Após a verificação da distribuição dos 1.110 pré-escolares, conseguimos fazer uma estimação da prevalência de cárie para o município, através da análise geoestatística. Verificamos que algumas regiões apresentam maior probabilidade da doença. Ainda estamos discutindo a melhor maneira de mostrar nossos resultados para a comunidade".
Notícias relacionadas
-
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
19
DEZEDUCAÇÃO Ulbra em rede sobre políticas afirmativas na pós-graduação -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras