Relações Internacionais
Noite de integração e cultura polonesa
Sarau teve a presença de famílias polonesas que vivem no estado
Danças, comidas e bebidas típicas, histórias, poemas e artesanatos poloneses foram algumas das atrações do 6º Sarau das Nações, que aconteceu na noite de terça-feira, 15, na Ulbra Canoas. A atividade promovida pela Assessoria de Relações Internacionais (RI) fez uma homenagem à Polônia, país que neste ano completa 140 anos de imigração no Rio Grande do Sul.
A polonesa Marzena Kmiec Pighinelli é casada com o professor da Ulbra, Luciano Pighinelli, e vive há alguns anos no Brasil. Marzena divertiu os participantes, ensinando algumas palavras e expressões do seu país de origem. A cada palavra dita por ela o público tentava repetir, o que gerou muitas risadas. Ao final, a convidada recitou um poema em polonês.
Histórias e lendas daquele país foram narradas pela jovem Ana Carolina Klacewicz, filha de polonesa com um brasileiro, descendente da mesma nacionalidade. Todas as lendas são baseadas no livro Dragão de Wawel e Outras Lendas Polonesas, de autoria de Anna Klacewicz, mãe de Ana Carolina.
A noite teve ainda degustação de comidas típicas e encerrou com um dos momentos mais aguardados, a participação do Grupo de Dança da Sociedade Polônia de Porto Alegre. Os dançarinos apresentaram danças típicas, emocionando os convidados.
O vice-reitor Ricardo Willy Rieth falou da alegria em receber a comunidade polonesa na Universidade e destacou a riqueza da cultura daquele país. "Este é um evento de integração internacional que nos proporciona descobertas, alegrias e principalmente confraternização", falou.
O presidente da Sociedade Polônia, Paulo Francisco Ratkiewicz, participou do evento e contou um pouco do trabalho e do papel social que a entidade desenvolve. Destacou que, além de reunir a comunidade polonesa, são oferecidos cursos e estudos da língua para o público em geral.
O evento teve a participação de poloneses e descendentes que vivem no estado, além de convidados, alunos, professores e gestores da Universidade, dentre eles o Diretor do Campus Canoas, Erivaldo Diniz Brito.
Laira Souza
Jornalista - Mtb 11.610
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras