Seminário Internacional
Egressa de Jornalismo participa do Seminário Desfazendo Gênero
Luísa Schardong apresentou trabalho sobre serialização televisiva
A egressa de Comunicação Social - Jornalismo da Ulbra Canoas, Luísa Schardong, e a professora do mesmo curso, Gabriela Almeida, participaram do II Seminário Internacional Desfazendo Gênero, realizado de 4 a 7 de setembro na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Personagens Femininas e Violência de Gênero em Game of Thrones: uma Análise da Adaptação de As Crônicas de Gelo e Fogo dos Livros à TV é o título do artigo apresentado por ambas no simpósio temático Serialização Televisiva Contemporânea e Representações Genérico-Sexuais. A pesquisa é resultante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Luísa, com a orientação de Gabriela, no primeiro semestre deste ano.
O artigo buscou problematizar a violência contra a mulher na transposição da saga literária à linguagem audiovisual, na série de grande sucesso veiculada pelo canal HBO. A inquietação inicial de Luísa, leitora dos livros de George R. R. Martin que deram origem à série, foi perceber que a obra televisiva continha cenas de violência física, sexual e simbólica contra personagens femininas que não estavam nos livros ou que estavam, porém de maneira distinta e menos explícita do modo como foram apresentadas na TV. O trabalho analítico em torno de Game of Thrones realizado na pesquisa se ancorou nas teorias da adaptação literária ao cinema, nos estudos, tanto culturais como de gênero.
Ao fazer um balanço de sua participação congresso, Luísa analisa a contribuição que ela teve em sua primeira experiência num evento científico. "A discussão do trabalho com pesquisadores de diversas partes do país e as sugestões que foram feitas vão contribuir muito com a pesquisa sobre representações de gênero na cultura audiovisual contemporânea que pretendo levar adiante na especialização e depois num mestrado", afirma a egressa, que está cursando pós-graduação em Educação e Estudos Culturais na Universidade.
Além de apresentar o trabalho, Luísa e Gabriela também acompanharam a programação de conferências, oficinas e performances do Desfazendo Gênero, maior evento dedicado ao estudo das questões de gênero e sexualidade realizado no Brasil em 2015. O congresso teve a participação de cerca de 1.500 pesquisadores, estudantes e ativistas. Entre os destaques esteve a conferência da filósofa estadunidense Judith Butler, referência mundial para os estudos de gênero e as teorias feministas.
André Bresolin
Jornalista
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras