Intercâmbio
Comitiva chilena conhece um pouco mais sobre a vida no planeta
Evolução da vida, ambiente e fauna brasileira foram tratados no encontro
A terra e a vida evoluem juntas. Não há como compreender uma delas sem contar a história da outra. Citando o pensamento do botânico italiano Leon Croizat, o professor Marcos Machado, coordenador do curso de Ciências Biológicas da Ulbra, recepcionou os 14 intercambistas do Instituto Profesional DuocUC (Chile), na manhã desta quarta-feira, 2 de setembro, no Museu de Ciências Naturais. Depois de explicar que o espaço de cultura científica não é direcionado apenas para os estudantes da Universidade, mas também às escolas e à comunidade, Machado iniciou sua apresentação. "Para entender as questões climáticas, precisamos entender as escalas temporais. E todas as conexões que hoje levam a ideia de unidade", disse o professor.
Alunos e professores observaram atentamente as peças do museu, acompanhados pela aula sobre a origem da vida e as transformações no ambiente e dos seres que habitam a terra. "A perspectiva histórica na formação do biólogo é de fundamental importância para a construção da orientação científica", destacou.
Fauna Atropelada
No final da manhã, a comitiva chilena foi atendida pelo responsável técnico do Museu, professor Alexandre Uarth Christoff, que participa da avaliação da Fauna Ameaçada de Extinção no Brasil, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente. Além deste tema, apresentou a riqueza da coleção de roedores do sul do Brasil, entre eles o Phyllomys sulinus, espécie descoberta por Christoff. Sobre o projeto do Laboratório de Sistemática de Mamíferos da Ulbra, Fauna Atropelada, coordenado por ele, explicou aos participantes que as rodovias do Brasil, ao contrário de outros países, são problemáticas. "Encontramos acidentes com espécimes em extinção até mesmo em áreas de conservação ambiental", relatou. O projeto resgata e recebe, através do Ibama, de voluntários e consultorias em meio ambiente, animais acidentados. O objetivo do Fauna Atropelada é entender e mapear o impacto das rodovias sobre a fauna de mamíferos do Rio Grande do Sul.
Intercâmbio
Os intercambistas do Instituto Profesional DuocUC (Chile) desembarcaram no estado para o curso de extensão internacional Meio Ambiente e Gestão, que está sendo realizado na Ulbra do dia 31 de agosto a 9 de setembro. Visitas técnicas, workshops, palestras e vivências culturais estão incluídos na programação.
Notícias Relacionadas:
Meio Ambiente e Gestão é curso de extensão internacional na Ulbra
Visitas técnicas integram curso de extensão internacional
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras