Acessibilidade
Aberta oficialmente a 2ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência
Programação acontece até a sexta-feira, 28 de agosto
O Estatuto da Pessoa com Deficiência foi o tema da palestra de abertura da 2ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência, que aconteceu nesta segunda-feira, 24 de agosto, no campus Canoas. A semana acontece até a sexta-feira, 28, em todas as unidades do Rio Grande do Sul, com palestras, oficinas, capacitações e atividades de cultura e de lazer.
O evento foi aberto oficialmente pelo diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz Brito, que destacou a importância da discussão do tema para quebrar paradigmas, romper preconceitos e levar qualidade de vida para todas as pessoas. Destacou o Programa Permanente de Acessibilidade da Ulbra (PPA), que existe nos campi RS, está crescendo e aprimorando ações que visam o bem-estar de alunos. A Universidade é pioneira em acessibilidade, sendo a primeira a disponibilizar intérprete de Língua Brasileira de Sinais em sala de aula para alunos surdos e, posteriormente, ledores para alunos cegos. "É preciso discutir o tema, que é cada vez mais atual e de muita relevância para nossa sociedade. E é preciso que as instituições estejam envolvidas nesta discussão", reforçou o diretor.
O diretor de Extensão da Ulbra, Gustavo Becker lembrou que, apesar de atual, o tema Estatuto é de origem muito distante, pois vem sendo discutido há anos. Reforçou a responsabilidade da Universidade nas questões relativas à acessibilidade. "A Ulbra tem alunos e professores com deficiência e tem a responsabilidade de discutir o tema e diminuir as lacunas que ainda existem quando se fala em pessoas nesta condição", observou Becker ao reforçar que momentos como este desmistificam o tema e aproximam a sociedade.
Ministrada pela professora Viviane Militão, docente do curso de Direito da Ulbra, a palestra Compreendendo o Estatuto da Pessoa com Deficiência: desafios e perspectivas deu uma visão geral sobre o que é este instrumento. Foram abordadas questões como a importância do Estatuto para garantir direitos igualitários entre os cidadãos, a termologia mais adequada para ser utilizada ao se referir às pessoas com deficiência e dados mundiais e nacionais sobre o número de pessoas com deficiência. Militão observou que no Brasil, de acordo com dados do IBGE de 2010, são cerca de 45 milhões de pessoas deficientes e em Canoas, aproximadamente 323 mil. Lembrou que o Estatuto tramitou por mais de uma década, até ser transformado em lei. O devocional de abertura foi realizado pelo capelão universitário, pastor Gerhard Grasel.
Clique aqui e veja a programação completa da 2ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência
Laira Souza
Jornalista - Mtb 11.610
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
04
JANAcessibilidade Dia Mundial do Braille: a Universidade como um local de inclusão -
16
DEZInteresses comuns Parceria entre Ulbra e Grupo Hospitalar Conceição alude a acessibilidade
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes