Medicina
Calouros de Medicina participam da cerimônia de entrega dos jalecos
Tradição fortalece o vínculo entre calouros e veteranos
Aconteceu nesta segunda-feira, 17 de agosto, a cerimônia de entrega de jalecos aos calouros do curso de Medicina, na Ulbra Canoas. Na atividade, alunos veteranos do curso entregam jalecos para seus calouros afilhados, marcando assim o início da vida acadêmica.
Neste semestre, 40 novos estudantes ingressaram no curso, superando, no Vestibular 2015/2, mais de 80 candidatos por vaga, sendo este o Vestibular mais concorrido da história da Medicina da Ulbra. A cerimônia de entrega contou com a presença do reitor Marcos Fernando Ziemer, da coordenadora do curso, Miriam Silveira Heine, da coordenadora de Atividades, Silvana Salgado Nader, da presidente do Centro Acadêmico de Medicina da Ulbra, Mariana Cobalchini, além de professores e familiares dos estudantes.
A entrega dos jalecos representa para os futuros médicos uma passagem entre a vida de estudante do ensino médio para a vida universitária, de muitas responsabilidades, estudos, privações e conquistas, em busca de uma formação plena e humanista. Dando boas-vindas aos calouros, o reitor pediu que todos aproveitassem ao máximo as oportunidades oferecidas pela Ulbra, pois elas farão a diferença nas carreiras de cada um. Pediu, ainda, que, diante das dificuldades, sejam elas de quaisquer natureza, procurem a Universidade e não desistam do curso. "Como exemplo dou a colega de vocês Gabriela Azevedo Alves, que hoje também recebe seu jaleco e é uma vencedora. Sejam guerreiros e perseverantes como ela, pois, para estarem aqui, cada um já superou mais de 80 concorrentes. Vocês já são vitoriosos", falou Ziemer. Por problemas de saúde, Gabriela teve que adiar seu sonho de ingressar na faculdade. A jovem superou uma cirurgia e quatro meses de internação e, curada, agora retoma com muita alegria e perseverança o seu sonho de ser médica.
A coordenadora do curso de Medicina falou aos calouros sobre este rito de passagem, o primeiro de muitos que terão ao longo dos seis anos de curso. Contou um pouco da história dos jalecos e de sua simbologia ao longo dos séculos. Ressaltou que a cerimônia representa também o fortalecimento do vínculo entre calouros e veteranos. Miriam pediu que todos aproveitassem a caminhada na Universidade, participando de pesquisas e projetos de extensão que são oferecidos, pois estes visam ao crescimento do profissional.
Laira Souza
Jornalista Mtb 11.610
Tags
Notícias relacionadas
-
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras -
03
ABRParceria de longa data Ulbra e Prefeitura iniciam organização da Semana do Bebê de Canela 2024 -
10
MARDia 30 de março Atuação do Biólogo será tema do primeiro Conversa no Museu
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras