Ciência
Fapergs apoia segunda edição do programa Les Doctoriales no RS
Programa permite ampliar o conhecimento sobre o mundo profissional
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) vai apoiar a 2ª edição do programa Les Doctoriales. O programa permite aos estudantes ampliar o conhecimento sobre o mundo profissional, incentivando a excelência acadêmica e incrementando a inovação no estado.
A edição gaúcha no ano passado foi a primeira em que o programa, criado há 20 anos na França, foi realizado fora da Europa. A segunda edição terá novamente a coordenação de Ghíssia Hauser, da Diretoria de Incentivo ao Desenvolvimento da Fundação Metropolitana de Planejamento (Metroplan).
Nesta segunda-feira (8), os diretores presidente e administrativo da Fapergs, Abilio A. Baeta Neves e Marco Antonio Baldo, o membro do Conselho Superior da fundação e pró-reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Pedro G. Gomes, se reuniram com Ghíssia e representantes de dez universidades para planejar o evento, que ocorre em novembro. A Ulbra é uma das universidades participantes.
O Les Doctoriales é uma parceria entre Fapergs, Fiergs, Sebrae, Capes, Procergs, Finep, L'Unam, Aliança Francesa, Consulado Geral da França em São Paulo, Vale dos Vinhedos e instituições de ensino superior com programas de pós-graduação no Estado.
O que é?
Os participantes fazem uma imersão de cinco dias para aprender a se relacionar com empresas e desenvolver projetos inovadores orientados por um grupo seleto de profissionais. Na competição, ocorrem atividades como o Desafio de Inovação em 24 horas - em que eles apresentam seus projetos a empresários -, e a Socialização das Teses - em que explicam os trabalhos de forma resumida. Os doutorandos também fazem visitas técnicas a empresas da região e criam ações de comunicação para a valorização profissional.
Na primeira edição brasileira, o Les Doctoriales superou expectativas com 228 doutorandos inscritos. De 2 a 7 de novembro, os 100 doutorandos selecionados - 95 de universidades públicas e privadas gaúchas e cinco da Universidade de Nantes, Angers e Le Mans (Unam), da região de Pays de La Loire, instituição responsável pelo evento na França -, participaram da competição no Villa Michelon, em Bento Gonçalves.
Texto: Gonçalo Valduga/ Ascom Fapergs
Edição: Léa Aragón/CCom
Documentos
Notícias relacionadas
-
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
19
DEZEDUCAÇÃO Ulbra em rede sobre políticas afirmativas na pós-graduação -
05
SETPós-graduação PPGECIM participa de Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva -
11
JULPPGOdonto Cirurgiã-dentista gaúcha assume vaga na Universidade de Iowa
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes