09/12/2009 14:51
- ULBRA CANOAS
Livros de Mineralogia e Cristalografia são sucessos no país
A sua primeira publicação, escrita em co-autoria com Flávia Schenato e Flávio Antônio Bachi, já está se encaminhando para a terceira edição e é adotado também por outras grandes universidades do país, entre elas a Mackenzie, e as federais do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul. "A produção de um livro exige muita responsabilidade", explica.
O sucesso do seu primeiro livro o fez pensar em outros. Neste ano foi lançado o segundo, Fundamentos de Cristalografia. "Livros específicos sobre o assunto só existiam em espanhol e inglês, era preciso escrever um em português para atender a necessidade direta dos nossos alunos", comenta o professor. O livro, lançado na Feira do Livro de Porto Alegre, já foi adotado pela UFRJ e UFRGS. "Mesmo sendo um livro técnico, foi uma banca bastante concorrida", comentou Neves. Nesta publicação, ele premiou com a co-autoria o formando do curso de Química Darcson Freitas pela participação efetiva, dedicação e empenho dedicados ao estudo da cristalografia, nos quatro anos que durou a confecção do livro.
Neves não esperava que a repercussão fosse tão imensa. "Estou feliz com os resultados, que estendo a todos os meus colegas do curso de Química da ULBRA, em especial à coordenação do mesmo, pelo apoio e incentivo sinceros", afirma. Ele completa que estes livros são muito mais do curso do que seus.
E ele não quer parar por aí. Em 2010 virá o Atlas Mineralógico do Estado do Rio Grande do Sul. É uma obra inédita e alusiva aos 38 anos da ULBRA e os 22 do curso de Química. "Entendo que uma das funções de um doutor é deixar obras que marquem sua passagem pela Instituição e, para isso, nada melhor do que os livros, pois nós passamos e eles, quando de boa qualidade, ficam para sempre", comenta Neves.
O sonho da Geologia
Desde os cinco anos de idade, ele contava aos pais que queria ser geólogo. No interior do Estado, poucos conheciam a profissão e desacreditavam sua ideia. Mas ele não desistiu. Formou-se em Geologia, fez mestrado e doutorado. "Sou um apaixonado por minerais a mais de 40 anos. Eles são para mim "seres vivos" e conversamos diariamente a nossa maneira.
Paulo César Pereira das Neves é professor dos cursos de Química Industrial e Engenharias Civil e Ambiental da ULBRA Canoas e ministra as disciplinas de Cristalografia, Geologia Aplicada e Recursos Energéticos.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas