Jornalismo
Acadêmico apresenta pesquisa no Copene Sul
Ulbra esteve representada no evento por aluno e docente
O curso de Jornalismo da ULBRA Canoas esteve representado no II Congresso de Pesquisadores (as) Negros (as) da Região Sul - Copene Sul. O coordenador do curso, professor Deivison Campos, e o acadêmico Angelo Neckel, estagiário do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/ULBRA), apresentaram trabalhos de pesquisa e participaram das atividades do congresso. O evento, realizado entre os dias 21 e 24 de julho na Universidade Federal do Paraná, teve a participação de mais de 500 pessoas, entre pesquisadores e comunidade externa.
Deivison Campos, que é coordenador da área de Comunicação, Linguagem e Mídia na Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN, conduziu um grupo de trabalho com a mesma temática durante o congresso. Na ocasião, o aluno Angelo Neckel apresentou a pesquisa "Ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nos cursos de jornalismo do RS", desenvolvida no Neabi/ULBRA sob orientação do professor. O estudo aponta que as graduações abordam a temática étnico-racial quase sempre em disciplinas não-obrigatórias, e que poucos cursos oferecem atividades e eventos de extensão relacionados à temática étnico-racial.
Também durante o Copene Sul, Deivison Campos ministrou o workshop "Transmetodologia e confronto nos estudos das relações étnico-raciais nos processos midiáticos", destinado a alunos (as) de graduação, mestrado e doutorado. A atividade propôs uma reflexão sobre as possibilidades de conter o fluxo midiático da atualidade e torná-lo objeto de pesquisa, e ao mesmo tempo confrontar a centralidade dos saberes europeus no campo científico, sem com isso abandoná-los.
Durante o congresso, foi realizada a assembleia de aprovação da Associação Latino Americana e Caribenha de Pesquisadores Negros, anunciada pela ABPN. A nova instituição foi criada por pesquisadores negros brasileiros, colombianos e argentinos presentes no evento. O objetivo é estabelecer um espaço de diálogo, coordenação e cooperação entre os diferentes atores acadêmicos, centros de pesquisa, universidades e seus docentes, com foco na promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e no Caribe.
TGabriela Ramos de Almeida/ Curso de Comunicação Social
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras