Pesquisa em foco
Aluna de Artes Visuais recebe prêmio de destaque em pesquisa
Por que eles matam ela se ela é a liberdade?
Gabriela Rodrigues recebeu no dia 15.12, o prêmio de Destaque Acadêmico pelo projeto: Por que Eles Matam Ela se Ela é a Liberdade?: imagem e mediação pedagógica na 8ª Bienal do Mercosul, apresentado no último Salão de Iniciação Científica realizado de 8 a 10 de novembro, na ULBRA Canoas.
Fazendo parte da pesquisa maior Pedagogia para as Imagens: crianças e cinema no universo da pesquisa em educação, da professora doutora Fabiana de Amorim Marcello, que a orienta, o projeto parte da temática da mediação para a imagem, mais propriamente sobre imagens do universo das artes visuais ? no caso, aquelas apresentadas na última edição da Bienal do Mercosul, na qual desenvolveu papel de educadora.
A aluna descreve que o trabalho partiu de sua vivência na 8ª Bienal do Mercosul pensando a relação entre mediação-pedagógica e o conceito de imagem, utilizando como referência a vídeo-instalação La liberté raisonnée (2009), da artista Cristina Lucas. Conforme descreve, o projeto tem como objetivo problematizar a relação entre jovens alunos em situação de mediação e um tipo específico de vídeo-instalação, qual seja, aquela que excede o terreno do visível e apresenta-se como forma-pensamento. Podemos classificá-lo, conforme conceitua um dos autores da pesquisa maior, Philippe Dubois (2004), a necessidade de considerar tais materiais (vídeo-instalações) menos como objetos e mais como um estado: um estado de pensamento, que, ao mesmo tempo, propõe e convida ao pensamento. Menos do que pensar sobre as imagens, entendemos que os sujeitos são convidados a assistir a (e interagir com) imagens que pensam.
A acadêmica atualmente é formanda do curso de Licenciatura em Artes Visuais e bolsista pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da ULBRA Canoas, junto à sua orientadora, desde agosto deste ano, e conta que não esperava pela premiação por ser sua primeira participação num salão de iniciação científica e pela pesquisa estar na etapa inicial.
A aluna salienta que a oportunidade de ser bolsista na Universidade proporcionou papel decisivo para seu início de carreira, além do incentivo dos professores e principalmente de sua orientadora Fabiana Marcello que apostou em seu potencial. Ela garante que continuará seu trabalho junto à pesquisa em educação na ULBRA no próximo ano e tem planos de iniciar no mestrado e seguir na carreira de educadora.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024