Artes Visuais
Artes Visuais: aluna de 75 anos faz exposição na ULBRA
Ivone Marques é exemplo de dedicação para alunos e professores
Trabalho e estudo fazem parte da rotina diária de Ivone Marques, de 75 anos de idade, aluna do curso de Artes Visuais da ULBRA Canoas. Ivone é professora de artes há 44 anos e atualmente ministra aulas para 15 turmas, na Escola Estadual Almirante Bacellar, de Porto Alegre. Tamanha dedicação e entusiasmo fez com que seus colegas da disciplina de Projetos de Arte e Ensino a motivassem para realizar uma exposição nas dependências da Universidade.
No período de 26 de junho a 9 de julho, Ivone expôs seus trabalhos no saguão do prédio da Reitoria, logo após realizar a apresentação de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo da mostra foi dar visibilidade ao trabalho artístico de Ivone, apresentando um recorte de suas obras, já que ela possui 39 anos de atividade como artista plástica. Em sua trajetória, participou de exposições coletivas e individuais e palestras. "Participei do 1º Salão de Artes do Professor, em 1976, um evento promovido pelo CPERS. Foi a minha primeira exposição coletiva", relembra. De acordo com a professora da disciplina de Projetos de Arte e Ensino, Rejane Reckziegel Ledur, Ivone ingressou no curso trazendo sua vivência docente, mas tornou-se uma acadêmica, pois teve que dar conta das novas tecnologias e demandas universitárias. "Ela serve de fonte de inspiração pela energia e disposição que possui. Conquistou a admiração dos colegas pelo seu exemplo de dedicação e perseverança", observa Rejane, orientadora do TCC. "Considero a exposição que fiz na Universidade a mais importante de toda minha vida. Gosto do trabalho do grupo. Na ULBRA tive um excelente acolhimento e sempre nutri muita simpatia pela comunidade luterana", afirma Ivone. Graduada em Educação Física, Ivone é natural de Passo Fundo (RS) e iniciou o desenvolvimento de sua expressão plástica pela escultura, passando também pela pintura e pelo desenho.
A formatura em Artes Visuais, em 2016, será apenas mais uma vitória. Ivone já tem planos para o futuro. "Pretendo realizar pós-graduação em neurociências", afirma.
Notícias relacionadas
-
12
NOVUlbra Xperience 2024 Enchente de maio é tema de pesquisas do Salão de Extensão -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
09
NOVEsporte Ulbra Canoas sedia 6ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos
Últimas notícias
-
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
07
NOVTecnologia e educação Ulbra inaugura novos laboratórios de informática para a Medicina -
06
NOVATENDIMENTO À COMUNIDADE Medicina humanizada: estudantes da Ulbra prestam atendimento a idosos -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí