Pesquisa
E-mail é a ferramenta mais formal, diz pesquisa da LCM
Pesquisadores da ULBRA apresentaram resultados em São Paulo
Os resultados da pesquisa do Latin American Communication Monitor (LCM), o maior estudo da comunicação e relações públicas da América Latina, foram apresentados no último dia 16 de julho, na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. A apresentação foi transmitida ao vivo pelo link: http://casperlibero.edu.br. Os professores e pesquisadores da ULBRA Canoas, Andréia Athaydes e Gustavo Becker, apresentaram os resultados da edição de 2014 da LCM, de que comunicadores estratégicos brasileiros consideram o e-mail a ferramenta mais formal para interagir profissionalmente.
De acordo com o estudo, ao estabelecer relações profissionais, comunicadores estratégicos latino-americanos preferem o e-mail (60%) à comunicação face a face (20%). Em relação às vantagens dos diferentes meios de comunicação, o e-mail é considerado o mais produtivo, embora a aplicação de mensagens instantâneas WhatsApp ganhe destaque pela sua agilidade (38%). No entanto, exceto no Brasil, a comunicação face a face ainda é considerada a alternativa mais formal.
Os profissionais de gestão da comunicação e relações públicas latino-americanos optam principalmente pelos meios online na hora de relacionar-se com os stakeholders, gatekeepers e outras audiências (80%) e prognosticam uma profunda perda de importância dos meios tradicionais nos próximos anos. Além disso, consideram que conectar as estratégias gerais da organização com as específicas da comunicação será o principal desafio nos próximos três anos.
A sobrecarga de trabalho afeta a maioria dos profissionais pesquisados (75,5%). 35,7% trabalham pelo menos 25% a mais e 11,8% estendem o seu dia de trabalho em mais de 50% do tempo acordado no contrato. Além disso, mais da metade dos profissionais latino-americanos não se sentem satisfeitos com as suas oportunidades de carreira (54%) ou com o seu salário (64%). Na verdade, compensação salarial, o acesso a cargos de chefia, de status e oportunidades de carreira favorecem os homens. Esta análise longitudinal mostra que a gestão profissional de comunicação praticamente não evoluiu nos últimos cinco anos. Os resultados da pesquisa são conclusivos no que se refere à crescente influência da função de comunicação, muito embora apenas 27,9% dos profissionais faça parte do comitê executivo em suas organizações.
O LCM é uma investigação transnacional desenvolvida por pesquisadores de 11 universidades da América Latina, Espanha e Estados Unidos. No Brasil, é coordenada pela professora e pesquisadora da ULBRA, Andréia Athaydes, que é presidente do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (4ª Região), onde o professor e pesquisador da ULBRA, Gustavo Becker, é conselheiro efetivo.
ACS ULBRA: Caren Moraes - Mtb 11.772 Fonte: ABRP
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes