Palestras
Professoras da ULBRA realizam ações em empresas de Canoas
Tania Prochnow e Lauraci Dondé desenvolveram atividades
A coordenadora do Centro de Educação Socioambiental e professora do curso de Química da ULBRA Canoas, Tania Renata Prochnow, palestrou sobre educação ambiental e tabagismo nas empresas Raisman e Siverst, na tarde de quarta-feira, 15 de julho, em Canoas (RS). A palestra, que integrou a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) das empresas, foi destinada aos colaboradores das duas organizações. Na quinta-feira, 16 de julho, a docente dos cursos de Pedagogia e Educação nas Organizações da Universidade, Lauraci Dondé, desenvolveu atividades relativas ao projeto Gestão de Carreiras da Instituição na mesmas empresas.
Sobre o respeito ao meio ambiente, Tania enfatizou os impactos ambientais, atmosféricos e no meio hídrico, fazendo observações importantes sobre qualidade da água, ar, solo e alimentos. "Praticamente tudo que é impacto atmosférico irá afetar a água e o solo. A ONU divulgou que quase 90% das doenças são provenientes de causas ambientais. A hipertensão também é uma doença relacionada com a poluição atmosférica", destacou. "Precisamos cuidar constantemente do meio ambiente em que vivemos", complementou a docente, que enalteceu a importância da educação ambiental para que seja atingida a sustentabilidade ambiental.
Na palestra sobre do tabagismo, Tania falou da implicação do tabaco como uma droga lícita, discorrendo sobre a problemática da saúde humana. Ela também apresentou um gráfico, que foi complementado com uma explicação técnica, sobre os componentes tóxicos que existem no cigarro. A palestrante forneceu exemplos de danos à saúde causados pelo tabagismo, como perda de fertilidade feminina, esterilidade masculina, envelhecimento precoce e riscos cardiovasculares. "No Brasil, 200 mil pessoas morrem ao ano por causa de doenças causadas pelo cigarro", afirmou a docente, que ainda mostrou duas imagens ilustrativas comparando o pulmão de um fumante com o de uma pessoa que não fuma.
As que seguiram no dia 16 foram conduzidas pela professora Lauraci. A escolha da profissão foi o tema da palestra proferida pela docente. Autoconhecimento e conhecimento das profissões e do mundo do trabalho constituíram-se nos vetores da temática abordada. Na sequência, Lauraci aplicou teste vocacional em que cada funcionário pode identificar seus interesses e, através dos resultados obtidos, localizar o curso de graduação a ser escolhido e como identificar o perfil profissional. "Ao final das ações desenvolvidas, ainda tive a oportunidade de prestar atendimento individualizado aos que estavam indecisos", explicou Lauraci.
Tags
Notícias relacionadas
-
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
28
AGOExpointer 2023 Mateando com a Ulbra abre programação com estudantes da Veterinária -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
11
AGOProjeto de pesquisa Egressos e professor de Engenharia de Produção publicam artigo na Espanha
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras