Niruana Satie
TCC contempla a acessibilidade nos comerciais de televisão
Artigo científico de Niruana Satie foi avaliado com a nota 10
Acessibilidade foi o mote do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna do curso de Publicidade e Propaganda da ULBRA Canoas, Niruana Satie. In(ex)clusão do Público Surdo em Comerciais de TV Gaúchos é o nome do artigo que a estudante apresentou para a banca de avaliação realizada na última quinta-feira, 09 de julho.
"Meu trabalho buscou compreender por que que os deficientes auditivos não são contemplados nos comerciais de TV produzidos e veiculados no Estado", explica a acadêmica. Para qualificar o seu trabalho, a aluna entrevistou diretores de arte e redatores de sete agências publicitárias de médio e grande porte, além de profissionais das duas maiores produtoras audiovisuais do RS. A partir das entrevistas, foram obtidos alguns resultados de grande relevância. Os comerciais de TV são geralmente genéricos, não são voltados para as minorias e dados referentes ao consumidor surdo são desconhecidos, já que faltam estudos de mídia e consumo para este público específico.
Além de ressaltar que os comerciais de TV e a publicidade devem ser mais humanos e amistosos, Nauriane obteve outras conclusões com o TCC. "Devido à grande força que apresenta, a publicidade deve ser utilizada também para fins sociais, ou pelo menos possibilitar aos surdos escolher, como qualquer cidadão, entre duas marcas distintas", argumentou. Durante as entrevistas, a acadêmica percebeu que nem as agências e nem as produtoras se responsabilizam pela inclusão de recursos em acessibilidade.
A professora e orientadora Mirian Engel apreciou a escolha do tema. "Ao pensar que a publicidade e comunicação podem atingir todas as pessoas, deixando de lado apenas as questões mercadológicas, a estudante apresentou uma postura diferenciada", afirmou a docente. Compuseram a banca de avaliação do TCC, o professor de LIBRAS da Universidade, Vinícius Martins, a docente de Publicidade e Propaganda da Instituição, Fátima Giuliano, e a docente da sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Paul Harris, Ariane Bracagioli Becker. Ao final da avaliação foi concedida a nota 10 para o artigo científico de Niruane.
ACS ULBRA: André Bresolin
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